O IV Colóquio Master de Turismo reuniu docentes, discentes e pesquisadores de diferentes instituições / Foto: Autimira Menezes/Setur
Evento reúne docentes, estudantes e pesquisadores para debater gestão de destinos turísticos, inovação e turismo de base comunitária
O Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), marcou presença na quarta-feira, 14 de outurbro, no IV Colóquio Master de Turismo 2026, promovido pelo Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Turismo (PPMTUR), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe (IFS). Com o tema 'Turismo, Planejamento e Gestão: Caminhos para o Futuro', o evento reuniu docentes, discentes e pesquisadores de diferentes instituições para discutir desafios, tendências e perspectivas da atividade turística no Brasil. O colóquio acontece até sexta-feira, 16.
A participação do Governo de Sergipe também foi marcada pela valorização da identidade cultural do estado. Na ocasião, a apresentação de um trio de forró pé de serra levou ao evento a musicalidade e a tradição nordestina, proporcionando aos participantes uma experiência representativa da cultura sergipana. A iniciativa reforçou a importância de integrar cultura e turismo como elementos estratégicos para a promoção do destino, evidenciando as manifestações populares como parte da diversidade de atrativos que Sergipe oferece aos visitantes.

A secretária Daniela Mesquita apresentou as ações que o Governo de Sergipe vem desenvolvendo para fortalecer o turismo estadual / Foto: Autimira Menezes/Setur
A secretária de Estado do Turismo, Daniela Mesquita, apresentou as ações que o Governo de Sergipe vem desenvolvendo para fortalecer o turismo estadual, com iniciativas voltadas à promoção do destino, à melhoria da infraestrutura turística e ao avanço do setor. Na explanação dela, a secretária destacou a importância de investimentos e estratégias integradas para ampliar a visibilidade de Sergipe nos mercados emissores, qualificar a experiência dos visitantes e valorizar as potencialidades dos municípios sergipanos, contribuindo para o desenvolvimento econômico e a geração de oportunidades por meio da atividade turística.
“Planejamento e gestão são essenciais para que o turismo avance de forma estruturada, sustentável e integrada. Participar de um espaço de discussão como este permite ampliar o diálogo com a academia, compartilhar experiências e identificar conhecimentos que possam contribuir para o fortalecimento dos nossos destinos e para a valorização das potencialidades turísticas de Sergipe”, considerou.
Daniela Mesquita destacou, também, obras em andamento e os investimentos previstos para o turismo, a exemplo da construção do atracadouro localizado na Avenida Ivo do Prado, em Aracaju, e da Orla do Pontal, em Indiaroba, além de outras obras espalhadas pelo estado. Além disso, ela ressaltou a ampliação da profissionalização do setor, permitindo que cada município desenvolva ainda mais as potencialidades turísticas e contribua para tornar Sergipe um destino cada vez mais visitado de forma ordenada e sustentável.
A secretária também salientou os desafios relacionados ao desenvolvimento do turismo de base comunitária e a importância da parceria com pesquisadores, professores e estudantes. “O turismo é um desafio para nós, enquanto secretaria. Mas tenho certeza de que, com o trabalho que vocês desenvolvem em sala de aula, podemos unir esforços e contribuir ainda mais para o fortalecimento do turismo em Sergipe”, avaliou.
Espaço de diálogo

O presidente da comissão organizadora do evento, professor Lício Valério / Foto: Autimira Menezes/Setur
O presidente da comissão organizadora do IV Colóquio Master de Turismo, professor Lício Valério, destacou a relevância do evento como espaço de diálogo entre pesquisadores, estudantes, professores, representantes do trade turístico, gestores públicos e iniciativa privada para debater os desafios e as perspectivas do setor. “O objetivo é reunir diferentes atores do turismo para discutir e encontrar, de forma conjunta, caminhos para enfrentar os desafios da atividade nos próximos anos. Nesta edição, contamos com pesquisadores de oito estados brasileiros, que compartilham conhecimentos e experiências, contribuindo para ampliar o debate sobre o cenário atual do turismo em Sergipe e no Brasil”, declarou. Para o professor Lício Valério, a principal contribuição do evento para a pesquisa e o planejamento turístico é identificar os desafios existentes e propor alternativas para o desenvolvimento e a sustentabilidade dessa importante atividade econômica, tanto em Sergipe quanto em todos os lugares onde o turismo se estabelece.

José Arnaldo Junior, egresso do PPMTUR / Foto: Autimira Menezes/Se
José Arnaldo Bispo Junior, egresso do Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Turismo (PPMTUR), destacou a importância de fortalecer a parceria entre a academia e o trade turístico para aproximar a produção científica das necessidades do setor. “Acredito que deveria existir uma parceria maior entre a academia e o trade turístico, pois ainda percebemos uma lacuna entre os produtos tecnológicos que desenvolvemos no mestrado profissional em Turismo e as demandas do setor. Esse diálogo é fundamental para transformar o conhecimento científico em soluções que contribuam para a promoção e a oferta dos destinos turísticos sergipanos. O colóquio vem justamente reforçar a importância de um turismo mais organizado, com planejamento, estruturação e direcionamento dos destinos. Sem esses elementos, não é possível realizar uma gestão eficiente do turismo em Sergipe, em qualquer esfera de atuação”, afirmou.

A diretora de Comunicação da Febtur/SE, Thaiara Silva/ Foto: Autimira Menezes/Setur
Também presente no evento, a diretora de Comunicação da Federação Brasileira de Jornalistas e Comunicadores de Turismo de Sergipe (Febtur/SE), Thaiara Silva, parabenizou o Instituto Federal de Sergipe (IFS) e as instituições envolvidas na realização do IV Colóquio Master de Turismo, destacando a importância da iniciativa para fortalecer o diálogo entre a pesquisa acadêmica, o mercado e os profissionais do setor. “Mais de 70 trabalhos foram aprovados para apresentação durante o evento, o que demonstra a relevância da produção científica para o desenvolvimento do turismo. A comunicação não é apenas uma ferramenta de divulgação, mas, também, uma estratégia de desenvolvimento dos destinos, que não se promovem somente pelos atrativos, mas, também, pelas histórias e identidades”, frisou.
Como egressa do mestrado em Turismo, Thaiara Silva revelou que também é fruto desse ambiente de pesquisa e acredita na importância de devolver à sociedade os conhecimentos produzidos na academia. “Meu trabalho de conclusão resultou em um manual de estratégias de marketing digital para o Litoral Norte sergipano, enquanto o artigo que apresentei no colóquio aborda a comunicação turística como um processo simbólico de construção de sentidos e de imagens dos destinos, analisando o papel dos influenciadores digitais e dos próprios visitantes na divulgação turística. Nesse contexto, destaco também a iniciativa da Secretaria de Estado do Turismo de Sergipe de utilizar influenciadores digitais na promoção do destino. Além disso, valorizar manifestações culturais, como o trio de forró pé de serra, é uma forma de fortalecer a identidade nordestina, dar visibilidade aos artistas locais e mostrar que a cultura, a música e as experiências autênticas são elementos fundamentais para comunicar Sergipe e enriquecer a experiência turística”, ressaltou.
Sobre o IV Colóquio Master de Turismo
A programação do IV Colóquio Master de Turismo contempla discussões relacionadas a dois eixos temáticos: Gestão de Destinos Turísticos: Sistemas, Processos e Inovação (DTPI) e Gestão de Turismo de Base Comunitária (GTBC). Os temas estimulam reflexões sobre modelos de gestão, processos inovadores e iniciativas que valorizam as comunidades locais como parte integrante do desenvolvimento turístico.

Momento lúdico marcado pela valorização da identidade cultural do estado / Foto: Autimira Menezes/Setur
Com abrangência nacional, o encontro tem como objetivo incentivar a produção e a socialização do conhecimento científico na área do turismo, promovendo a troca de experiências entre pesquisadores, estudantes e profissionais. A proposta dialoga com a necessidade de pensar o setor de maneira estratégica, considerando as transformações do mercado, as características de cada território e a participação dos diferentes atores envolvidos na atividade.
Fonte: Ascom Setur/SE
