Ação da Setur, em parceria com a ABIH/SE, foi realizada com o objetivo de familiarizar os profissionais sobre os atrativos e roteiros turísticos sergipanos
 

O Governo do Estado promoveu mais uma importante ação para a promoção do Destino Sergipe. Desta vez, um grupo de dez agentes de viagens de Belo Horizonte/MG visitou alguns dos principais atrativos turísticos de Sergipe. Na sexta-feira, 10, foi a vez de eles conhecerem a Croa do Goré, cujo passeio sai da Orla Pôr do Sol, em Aracaju. A ação foi um famtour com o apoio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), em parceria com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Sergipe (ABIH/SE). 

Do inglês familiarization tour, o famtour é um projeto turístico que tem como objetivo apresentar um determinado destino e capacitar o agente de viagens sobre ele. O profissional, então, é convidado a visitar o destino, conhecer os atrativos e equipamentos turísticos existentes, para que possa oferecer os ‘produtos’ aos clientes das agências de turismo em que trabalha.

O secretário de Estado do Turismo, Marcos Franco, ressalta a importância de capacitar os agentes de viagens dos principais mercados emissores de turistas do Brasil, a exemplo de Minas Gerais. “É preciso que esses profissionais conheçam Sergipe de perto, experienciem nossos atrativos turísticos, como nossas belezas naturais, cultura e gastronomia, para que compreendam melhor que Sergipe é um destino diverso e surpreendente. É por isso que a Setur apoia e investe nesse tipo de ação, que tem trazido o retorno esperado para o desenvolvimento do turismo em nosso estado. Basta observar o crescimento, mês a mês, do fluxo de passageiros no aeroporto de Aracaju desde o ano passado”, explica.

Segundo o presidente da ABIH/SE, Antônio Carlos Franco Sobrinho, a parceria com a Setur tem se consolidado a cada nova ação. Prova disso é que a união entre as instituições têm viabilizado, cada vez mais, que capacitações possam ser feitas para mais agentes de viagens, a fim de promover o Destino Sergipe. “Cito eventos feitos diretamente nos mercados emissivos de turistas e reforço a importância dos famtours. Aliás, é necessário promover mais ações como essas, que garantam aos profissionais conhecer de perto o produto e os atrativos turísticos que eles vão comercializar”, argumenta.

 Vivenciar o estado 

O gestor comercial da operadora de viagens participante do famtour realizada na sexta-feira, Luiz Cláudio Barros, ressalta que Sergipe é um destino no qual a operadora passou a apostar muito desde o ano de 2023. “Começamos a ofertar bastantes lugares por meio dos ‘bloqueios’ que fazemos com as companhias aéreas, juntamente com as ações que a Secretaria de Estado do Turismo de Sergipe tem feito em vários estados do Brasil. Agora, tivemos a oportunidade de realizar essa ação aqui, possibilitando que os agentes venham conhecer e vivenciar o estado de perto. Quando o agente de viagens tem essa oportunidade de conhecer pessoalmente, vivenciar, fazer os passeios, ele volta com uma bagagem muito grande para poder fomentar mais e melhor a venda do destino, para podermos mandar mais turistas para cá”, afirma. 

Luiz Cláudio Barros destaca, ainda, que Sergipe proporciona não somente atrativos de ‘sol e praia’, mas, também, experiências culturais e históricas, além de passeios diferentes. “O Cânion de Xingó, em Canindé do São Francisco, é um atrativo que só tem aqui em Sergipe. Além disso, a gastronomia sergipana é de primeira qualidade. Eu fiquei bastante impressionado com isso. Acho que o estado tem um conjunto de atrações que deixa o turista encantado com o destino”, opina. 

Caixinha de surpresas 

A agente de viagens Fernanda Júnia de Oliveira comunga da mesma opinião. Ela considera que é muito importante para os profissionais conhecerem o destino de perto. “Brinco que ‘ver com os próprios olhos’ e ter a experiência do destino faz total diferença. Principalmente para nós, que somos multiplicadores de opinião. É importante para falarmos com mais segurança, externar as experiências, ressaltar a sensibilidade e o acolhimento do povo sergipano, algo que achei incrível”, declara.

De acordo com Fernanda de Oliveira, o estado é uma “caixinha de surpresas”, pois ela não esperava ver tantas belezas, muito além dos atrativos de ‘sol e praia’. Ela admite, por exemplo, que estava curiosa para conhecer a magnitude do famoso Cânion de Xingó, mas foi arrebatada de verdade pela beleza cultural e histórica do roteiro turístico que mostra o local onde Virgulino Ferreira, o Lampião, Maria Bonita e o bando dele foram mortos. “A Rota do Cangaço me deixou tão emocionada. Me senti dentro de um livro de história. Acho que é um passeio compatível com o Cânion de Xingó. Vale a pena a pessoa ficar mais tempo para conhecer esses e muitos outros atrativos de Sergipe”, sugere. 

O grupo de agentes de viagens foi recepcionado pelo guia de turismo Reinaldo Valadão, que comandou a excursão no catamarã rumo à Croa do Goré. Ao longo do passeio, ele foi explicando os detalhes sobre o banco de areia que aparece na maré baixa, fazendo surgir uma espécie de ilha no meio do Rio Vaza-Barris. Detalhe: a capacitação/experimento sobre esse e os demais atrativos turísticos que os agentes visitaram em Sergipe durante o famtour aconteceu exatamente no Dia Nacional do Guia de Turismo. “Tenho 20 anos como guia de turismo. Então, nada melhor do que passar meu dia guiando passageiros nesse paraíso que é a Croa do Goré. Nós, que somos embaixadores do turismo e dos destinos turísticos, visitamos vários lugares de Sergipe para apresentar a eles o que o estado tem de melhor”, destaca.

Fonte: Ascom Seteur/SE

Fotos: Pietro Lobo/Setur