Além de participações em feiras e eventos de turismo em nível nacional, Setur tem promovido famtours e ações de mídia compartilhada
 

Para divulgar os festejos juninos, o Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), investe em ações diversificadas. Em 2024, o objetivo é promover a melhor temporada turística de todos os tempos. Para tanto, em parceria com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Sergipe (ABIH/SE), a gestão estadual vem participado de importantes eventos do setor turístico em nível nacional, nas principais praças de mercados emissivos de turistas do Brasil, divulgando o destino Sergipe e a maior manifestação cultural do estado.

Em 2023, quando a gestão estadual resgatou o mote ‘Sergipe é o país do forró’, o investimento para os festejos juninos foi de R$ 15 milhões na capital e no interior, com retorno de R$ 61 milhões. Para este ano, com o objetivo de obter resultados ainda melhores, o Governo do Estado ampliou para R$ 27 milhões, o que corresponde a um acréscimo de 80%, com a expectativa de retorno superior a R$ 100 milhões para a economia sergipana. As informações são da Fundação de Cultura e Arte Aperipê de Sergipe (Funcap) com dados do Observatório de Sergipe.

Além da promoção em mercados emissivos de turistas, a Setur tem promovido famtours – visitas de familiarização do destino – e realizado contratos de mídias compartilhadas com as principais operadoras do Brasil. “Sergipe está presente também nas principais mídias especializadas em turismo do mercado nacional com foco no destino Sergipe e nos festejos juninos no ‘país do forró’, que, neste ano, tem 60 dias. Estamos muito confiantes de que, com este trabalho intenso de divulgação que a Setur vem fazendo, os festejos juninos 2024 serão um sucesso ainda maior que no ano passado”, considera o secretário de Estado do Turismo, Marcos Franco.  

Divulgação

A divulgação e promoção dos festejos juninos 2024 começaram em novembro do ano anterior, quando Sergipe participou do 35º Festival Internacional de Turismo (Festuris), entre os dias 9 e 12, em Gramado (RS), com estande moderno, interativo e imersivo, contando com a parceria do Instituto Banese. No mesmo mês, foram realizados famtours entre os dias 16 e 22, com agentes de viagens de Santa Catarina e de São Paulo.

Já em dezembro, de 4 a 6, foram promovidos dois roadshows em Pernambuco e Alagoas para divulgar o destino Sergipe, com foco nos festejos juninos. E, nos dias 12 e 13, a mesma caravana prosseguiu com visita a Feira de Santana e Salvador, na Bahia. Seguindo o itinerário de ações, Sergipe participou, de 15 a 17 de dezembro, do Salão Nacional do Turismo 2023, em Brasília (DF), evento que teve mais de 20 mil visitantes. Nele, a participação do estado contou com o apoio do Sistema S (Fecomércio/Sesc/Senac) e do Sebrae.

No início de 2024, a divulgação do ‘país do forró’ ganhou as cores no Carnaval de São Paulo. Em fevereiro, Sergipe foi homenageado pela escola de samba X-9 Paulistana por meio da representação do Restaurante e Casa de Forró Cariri no carro abre-alas e do ritmo forró na comissão de frente, uma oportunidade única de divulgar os festejos juninos do estado para o mundo. Depois disso, foi a vez de Sergipe participar da Convenção de Vendas CVC 2024, em Gramado (RS), de 29 de fevereiro a 5 de março. No evento com a participação de mais de 1,5 mil participantes, Sergipe foi um dos patrocinadores másters.

A Setur também fez tratativas com a Gol Linhas Aéreas para retomar voos Aracaju-Salvador. E como reflexo das ações da pasta para promover o destino Sergipe e os festejos juninos, a Aena Brasil, que administra o Aeroporto Internacional de Aracaju – Santa Maria, anunciou que, a partir de 12 de junho, vai disponibilizar voos diretos entre Aracaju/SE e Campina Grande/PB durante os meses de junho e julho. Destaque, também, que o estado terá 10 mil assentos a mais em voos no Aeroporto de Aracaju durante o mês de junho em comparação ao mesmo período do ano passado. Com isso, o número de passageiros pode ser ampliado em até 9,32%.

Mais promoção

Houve, ainda, a participação de Sergipe no ‘Agente Tá On’, no dia 22 de março, em São Paulo, quando foram realizadas capacitações sobre o destino e os festejos juninos. O evento reuniu mais de 700 agentes de viagens. Além disso, o estado participou da Feira de Negócios Turísticos Ugart, em Porto Alegre (RS), e do Workshop Masterop Travel, em Maceió (AL), nos dias 22 e 23. Nas feiras simultâneas, equipes da Setur e da ABIH/SE promoveram o destino Sergipe com foco nos festejos juninos 2024 para mais de 3 mil agentes de viagens e profissionais do turismo das regiões Sul e Nordeste.

Na Campanha ‘São João do Nordeste é Azul’, de uma operadora de viagens, Sergipe participou da ação em Campinas (SP), Belo Horizonte (MG) e Goiânia (GO), entre os dias 25 e 27 de março, respectivamente. Cerca de 400 agentes de viagens foram capacitados sobre o São João mais aconchegante à beira-mar da região. Além disso, a Setur participou desse roadshow também em Uberlândia (MG) no dia 2 de abril. Sergipe, inclusive, teve destaque no evento.

No dia 12 de abril, o estado participou do 7º Encontro de Negócios NewIt, no Rio de Janeiro (RJ). Nesse mesmo mês, a participação foi na World Travel Market (WTM) Latin America entre os dias 15 e 17, em São Paulo, onde a Setur apresentou, mais uma vez, um estande inovador. Em maio, no dia 22, houve a realização de roadshow na Bahia, na capital, Salvador, e região metropolitana.

Além disso, nos dias 24 e 25, Sergipe participou da BNT Mercosul 2024, em Balneário Camboriú (SC). E, entre os dias 23 e 28. o Governo do Estado apoiou quatro famtours para que agentes de viagens pudessem conhecer as potencialidades do destino Sergipe. Os profissionais vieram de Irati e União da Vitória, ambas no Paraná, Porto União (SC), São Paulo, Rio de Janeiro, Ceará, Bahia, Goiás e Distrito Federal.

Neste mês de junho, após a abertura do Arraiá do Povo e da Vila do Forró 2024, a Setur continua promovendo os festejos juninos fora do estado. De 4 a 6, Sergipe participou do IX Fórum Nacional das Transferências e Parcerias da União em Brasília (DF), com um estande que foi bastante visitado. E de 5 a 7, a participação de Sergipe, com mais um belo estande, está acontecendo no Festival das Cataratas, em Foz do Iguaçu (PR).

Fonte: Ascom Setur/SE

Fotos Matheus Moura/Setur