A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal do Turismo (Setur), promoveu um café da manhã no Mirante da 13 de Julho com guias de turismo da capital. O encontro serviu para apresentar projetos e demonstrar detalhadamente as novas ferramentas lançadas e alinhar a aplicação prática das iniciativas junto a quem está diretamente na linha de frente do atendimento aos visitantes.

A ação, realizada na manhã desta segunda-feira, 2, reforça a estratégia da Setur de envolver o trade turístico em todas as etapas do planejamento e execução das políticas públicas para o setor. Durante o encontro, foi detalhado o funcionamento do e-CIDTUR, que conta com a participação desses atores do trade turístico para alimentar a base de dados que norteará toda a construção das políticas públicas e que funciona com um sistema de recompensa para os que mais participarem.

A presidente do Sindicato dos Guias de Turismo de Sergipe e vice-presidente da Federação Nacional dos Guias de Turismo, Irma Karla, elogiou o momento e o esforço de manter a aproximação com o setor. “Esse projeto do e-CIDTUR é muito importante para se criar políticas públicas de turismo, através da escuta com os profissionais e os turistas. A gente recebe muito rodoviário e esse público ficava um pouco esquecido nessa pesquisa de saber de onde ele vem, como ele é e o que ele pensa. E essa pesquisa vai ser muito importante. E mais ainda ouvindo in loco, porque o guia vai estar atendendo esse turista e fazendo já de imediato a pesquisa. Para futuramente gerar uma premiação, é bem incentivador para o profissional do guia de turismo”, destacou.

O evento também teve a apresentação do Check-in Digital, que facilita e moderniza a visita aos pontos turísticos da cidade e o Rolê do CAT, que aproxima mais a Setur dos guias e agentes. O evento destacou como as ferramentas irão facilitar a coleta de dados, modernizar o atendimento e ampliar o acesso às informações sobre os atrativos da cidade.

Para o secretário municipal do Turismo, Fábio Andrade, o momento foi importante para aproximar ainda mais a gestão dos profissionais que atuam diariamente com os turistas. “Não adianta lançar projetos estruturantes sem dialogar com quem está no dia a dia do turismo. Os guias são peças fundamentais na experiência do visitante. Por isso, fizemos questão de apresentar as ferramentas, ouvir sugestões e garantir que todos estejam preparados para utilizar essas inovações”, destacou.

O encontro no Mirante da 13 de Julho também simboliza o fortalecimento do equipamento como ponto de integração entre cultura, arte e turismo, reforçando o compromisso da gestão em qualificar cada etapa da jornada do visitante em Aracaju.

Fonte: Ascom Setur/Aracaju