Um dos municípios que faz parte do Polo Costa dos Coqueirais – São Cristóvão e o seu Centro Histórico. Foto: Masco Jacob
Por Cassandra Teodoro
Nesta semana, a Instância de Governança – Polo Costa dos Coqueirais\SE, realizou a primeira reunião no IFS em Aracaju. O objetivo do encontro foi iniciar a elaboração de um plano estratégico para alinhar demandas regionais, fortalecer a IGR e seus principais interlocutores.
A reunião contou com a participação dos alunos de mestrado do IFS, da Febtur\SE, representado pela sua vice-presidente, Cassandra Teodoro, pelo Singtur com a sua vice-presidente, Acácia Azevedo, pela secretária de turismo do município de Estância, Lidiane Nobre, diretores e assessores do turismo de São Cristóvão e Socorro. A reunião teve como foco o fortalecimento do turismo da região do Polo Costa dos Coqueirais, com o intuito de impulsionar o crescimento do setor e fortalecer a sinergia entre os diversos atores.
A ação foi conduzida pelos alunos e o professor de mestrado da UFS, Licio Valério. Foto: Cassandra Teodoro
“O interesse de todos os presentes é o mesmo: o desenvolvimento do turismo regional em Sergipe”, afirmou o presidente da IGR, Licio Valério. “A reunião serviu para entendermos as dificuldades, pontos fracos e fortes, a singularidade de cada município turístico e definir as prioridades da IGR”, completou. Valério também destacou a necessidade de melhoria da relação da Secretária de Turismo do Estado com as IGRs para que juntos possam desenvolver políticas públicas realmente direcionadas para o turismo regionais. “A aproximação entre os representantes das IGRs é crucial de ambos os lados a fim de fomentar o turismo sergipanos. Pois a atuação das IGRs é fundamental para o desenvolvimento turístico de cada Instância dentro do momento que o Estado vive”, finaliza.
“A aproximação entre os representantes das IGRs é crucial de ambos os lados’, Licio Valério, presidente da IGR – Polo Costa dos Coqueirais. Foto: Cassandra Teodoro
A representante da Federação Brasileira de Jornalistas e Comunicadores de Turismo (Febtur\SE) e vice-presidente da IGR, Cassandra Teodoro, reforçou a necessidade de ser feito um plano de comunicação assertiva para o turismo regional. “Para um destino ser visitado é necessário que exista uma comunicação especializado que escreva sobre ele”, afirmou. “Infelizmente apenas alguns são apresentados e isso ainda é um desafio para os municípios que não estão na mira das ações que estão sendo realizadas pelo estado de Sergipe, precisamos mudar essa visão dos gestores pois é crucial essa ação no turismo interno para quebrar a sazonalidade e desenvolver uma comunicação de divulgação dos produtos turísticos nos municípios”, completou.
Representantes da Instância de Governança do Polo, presentes na reunião. Foto\Arquivo Pessoal.
O professor e presidente da IGR, Licio Valério também reforçou a relevância desta primeira reunião com os alunos de mestrado do IFS para o desenvolvimento deste planejamento. “As IGRs são importantes no estado para ajudar a desenvolver os nossos destinos, desde os mais consolidados aos mais primários. A partir desse trabalho conjunto com os membros desta Instância e os alunos de mestrados do IFS que poderemos fazer um projeto de planejamento e traçar ações direcionadas e para isso teremos novos encontros e assim fecharmos este planejamento”, pontuou
As IGRs de Sergipe
O estado sergipano possui cinco Instâncias de Governança Regional reconhecidas pelo Ministério do Turismo e que constituem o Mapa do Turismo do Governo Federal.
O Polo dos Coqueirais é formado por 13 municípios: Aracaju, Barra dos Coqueiros, Brejo Grande, Estância, Indiaroba, Itaporanga D'Ajuda, Laranjeiras, Nossa Senhora do Socorro, Pacatuba, Pirambu, Santa Luzia do Itanhy, Santo Amaro das Brotas e São Cristóvão, e concentra 50% da população sergipana, além de ser responsável por 60% do PIB de todo o estado.