Foto: Arquivo/Zabu Studio

Este ano, são 1.300 atletas vindos de diversas partes do Brasil e, também, de 11 países, o que reforça a confiança na estrutura, organização e segurança oferecidas pelo estado
 

Com o apoio do Governo do Estado, Sergipe sedia, pela segunda vez consecutiva, o Itaú BBA Ironman 70.3 Aracaju. Assim, consolida-se como um dos principais destinos do Nordeste para o turismo esportivo. Não à toa, a competição internacional, que acontecerá no próximo domingo, 30, registrou crescimento no número de inscrições em relação ao ano passado. Este ano, são 1.300 atletas vindos de diversas partes do Brasil, como São Paulo, Bahia, Pernambuco e Distrito Federal, e, também, de 11 países, a exemplo de Portugal, França, Espanha, Argentina, Uruguai, Estados Unidos e África do Sul. Diante disso, reforça a confiança dos competidores na estrutura, na organização e na segurança oferecidas pelo estado.

Considerado um dos maiores eventos esportivos do calendário nacional, o Ironman 70.3, que reúne natação, ciclismo e corrida, se consolida como uma importante vitrine para Sergipe, ampliando a visibilidade do destino no cenário nacional, fortalecendo a vocação do estado em sediar grandes competições. 

Foto: Arquivo Secom

O secretário de Estado do Turismo, Marcos Franco, destaca que o sucesso do evento no ano passado refletiu o trabalho estratégico de promoção do destino e o investimento contínuo em infraestrutura turística. “Sediar o Ironman pela segunda vez consecutiva demonstra que Sergipe provou estar preparado para receber eventos esportivos de alto nível. O aumento no número de inscritos este ano, aliás, reforça a credibilidade e o reconhecimento da estrutura do estado. Como consequência, a realização do Ironman movimenta intensamente o setor turístico, gerando demanda para hotéis, restaurantes, bares, transportes, agências de receptivo e demais serviços da cadeia produtiva. O Governo do Estado segue comprometido em fortalecer o turismo esportivo, pois ele promove o nosso destino, gera emprego, renda e projeta Sergipe de forma ainda mais estratégica no cenário nacional”, afirma. 

Além dos competidores, milhares de acompanhantes, entre equipe técnica e familiares, ampliam ainda mais o fluxo de visitantes e turistas na capital sergipana durante o evento. Muitos, inclusive, permanecem mais dias em Sergipe, conhecem os atrativos turísticos e movimentam toda a cadeia produtiva, desde a hotelaria e alimentação até o transporte. Visitam lugares, por exemplo, como o Cânion de Xingó, em Canindé de São Francisco, as praias de Aracaju e do interior, as cidades históricas de São Cristóvão e Laranjeiras, além de roteiros culturais e gastronômicos da capital.

Expectativa de sucesso

O assessor de imprensa do Ironman, Marcelo Braga, comenta que o fato de aumentar o número de atletas este ano é um forte indicativo do sucesso que foi a edição anterior. “Com o aumento do número técnico, mostra o interesse dos atletas pela etapa Aracaju. Temos tudo para repetir o sucesso nesta edição. Além disso, considero que a capital sergipana, a cada ano, se consolida mais como sede desta importante etapa do Ironman. A maior prova disso é que, neste segundo ano, apresenta crescimento. A procura foi grande, e isso mostra que o circuito está reconhecendo Aracaju”, analisa.

Foto: Matheus Moura/Setur

O assessor de imprensa complementa afirmando que o turismo esportivo é uma força cada vez maior e ressalta que todos poderão desfrutar de tudo o que a cidade e o estado oferecem. “Isso contribui para a movimentação financeira por meio da geração de empregos temporários, aumento da ocupação da rede hoteleira e de restaurantes. A correria é grande e estaremos focados em realizar um grande evento, mas vamos, sim, aproveitar o máximo possível. Aracaju é muito agradável e tem um povo hospitaleiro. Estou feliz em poder conhecer mais um grande estado do Nordeste”, declara.

Movimentando a cadeia turística

Foto: Arquivo Setur

O presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Sergipe (ABIH/SE), Antônio Carlos Franco Sobrinho, ressalta que o aumento no fluxo de turistas e o consequente crescimento da ocupação hoteleira demonstram a capacidade do estado de receber eventos esportivos de grande porte e de transformá-los em oportunidades de desenvolvimento econômico. “O sucesso do ano passado consolidou não apenas a confiança dos organizadores, mas, também, despertou o interesse de atletas e visitantes. Eventos como este fortalecem o calendário turístico do estado, aquecem a rede hoteleira, movimentam bares, restaurantes, transportes e diversos serviços, gerando impacto direto em nossa economia”, avalia.

Foto: Vander Alves/Setur

No Hotel Aquarius, em Aracaju, por exemplo, a ocupação já alcança 90%, conforme a coordenadora de Eventos da unidade, Josiane Silva Gomes. “Isso mostra como a expectativa do público foi ainda maior este ano. Em 2024, as reservas aconteceram mais próximo do evento. Para a competição deste ano, assim que a nova data foi divulgada, em novembro do ano passado, já começamos a receber uma procura significativa”, revela ao destacar que a previsão é de ocupação total até o fim da semana. 

Foto: Juracy Feitosa

Além de intensificar a circulação econômica no setor de hospedagem, o Ironman também fortalece a imagem de Sergipe no cenário nacional e internacional como um destino preparado e acolhedor. Com isso, para o presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagem de Sergipe (Abav/SE), Thiago Moura, o Ironman 2025 representa, na verdade, uma oportunidade estratégica, tanto para Aracaju, que é a principal porta de entrada e centro de serviços turísticos, como para o estado de Sergipe como um todo. “Essa competição, com certeza, deve intensificar a demanda por hospedagem, transporte especializado e roteiro de receptivo, e fortalece diretamente as agências de viagens, impulsionando a circulação econômica em diversos municípios. Além desse efeito imediato na ocupação e na venda de experiências turísticas em si, o evento projeta a capital, Aracaju, e o Estado de Sergipe no cenário nacional e internacional, com destinos hiper organizados, acolhedores e preparados para grandes operações, contribuindo para a ampliação do fluxo, atraindo novos investimentos e consolidando o estado no mapa do turismo esportivo", aponta.

 

Fonte: Ascom Setur/SE