A edição 2022/2023 contou com o apoio do Instituto Banese, realizador de projetos de incentivo ao desenvolvimento cultural e turístico no Estado
O Largo da Gente Sergipana, uma das maiores homenagens à cultura popular em Sergipe, estampa com tradição e sergipanidade a capa da 17ª Edição do Guia Sergipe Trade Tour. A publicação anual da S&Z Comunicação é uma das principais ferramentas de divulgação do turismo em Sergipe e no último dia 12 teve sua mais nova edição lançada com a presença de representantes do trade turístico e de apoiadores, a exemplo do Instituto Banese, representado pelo diretor-superintendente, Ezio Déda, e pela diretora Administrativa e Financeira, Leila Cruz.
A coletânea de informações sobre Sergipe não limita-se a apontar lugares a serem visitados, mas propõe a vivência de experiências, indicando meios seguros e confiáveis para isso. O Guia é também um universo de fortalecimento e descobertas sobre Sergipe, indo dos destinos mais frequentados aos menos conhecidos, porém igualmente encantadores. Através das páginas do Guia, Sergipe se mostra da capital ao interior, passando por paisagens naturais, monumentos arquitetônicos, gastronomia e manifestações culturais.
Foi a tradição de mostrar a cultura como atrativo turístico que levou o Largo da Gente Sergipana à capa do Guia Sergipe Trade Tour, como explica a editora Waldete Zampieri. ”A escolha do Largo da Gente Sergipana se deu pela grande representatividade que ele tem e por corresponder bem a essa característica que Sergipe tem de apresentar a cultura como um produto turístico. O Guia tem por tradição mesclar as capas com atrativos turísticos e culturais. Já apresentamos o Lambe-Sujo, o São Gonçalo e agora mostramos um atrativo que reúne várias manifestações da cultura popular em um só lugar. Além disso, o Largo é atualmente um dos principais atrativos turísticos da capital e do Estado” Quanto ao apoio do Instituto Banese, Waldete diz que foi fundamental. “Essa não é a primeira vez que o Instituto Banese apoia nosso projeto. Agora, foi fundamental para que essa nova edição do Guia fosse publicada”.
O diretor-superintendente do Instituto Banese, Ezio Déda, reforça a importância de contribuir com o desenvolvimento turístico, perpassando pelo fortalecimento da identidade cultural. “O Instituto Banese também entende o turismo como fundamental para o desenvolvimento do nosso Estado e por isso realiza e apoia ações que fomentam o seu desenvolvimento. O Guia Sergipe Trade Tour projeta Sergipe e o que ele tem de mais genuíno, especialmente em sua cultura, e isso interessa muito ao Instituto Banese, que há anos trabalha pela preservação e fortalecimento da nossa identidade cultural”, destaca Ezio.
O Guia pode ser adquirido nas livrarias Escariz, inclusive na loja do Aeroporto, e no Oceanário de Aracaju. Além disso, o site www.sergipetradetour.com.br traz muitas informações e serviços sobre o turismo em Sergipe.
Largo da Gente Sergipana
Projetado através de um ritual criativo, estruturado em pesquisa, conceito, raiz, e em consonância com o Museu da Gente Sergipana, o Largo é um monumento urbano, integrado ao Rio Sergipe e ao Centro Histórico de Aracaju, que eterniza expressões da nossa cultura em um espaço público e de acesso a todos. A instalação, idealizada pelo Instituto Banese e pelo Governo de Sergipe, e inaugurada em 2018, é uma das maiores homenagens à cultura popular do nosso Estado.
A obra faz referência à cultura sergipana através de nove esculturas com 7 metros de altura que representam as manifestações populares Lambe-Sujo e Caboclinhos, Bacamarteiros, Cacumbi, Parafusos, Reisado, Chegança, Taieira, São Gonçalo e o Barco de Fogo de Estância, dos experientes artistas plásticos Tatti Moreno e Félix Sampaio.
Nesse frequentado cartão postal de Aracaju e um dos principais pontos turísticos do Estado, é possível sentir, através dos traços, cores e formas fidedignamente retratadas, a atmosfera que permeia o universo de nossa miscigenação étnica-cultural. Para além da expressividade imponente das esculturas, o Largo disponibiliza informações exponenciais sobre as nossas danças e folguedos, promovendo experiências sensoriais e uma imersão no universo da cultura popular em Sergipe. É um equipamento urbano que oferece acessibilidade ao transmitir conteúdos em português, inglês e braille, além de QR Code.
O Largo conta com a infraestrutura do Museu da Gente Sergipana, dando suporte necessário aos visitantes, como estacionamento gratuito; Café da Gente, espaço gastronômico; e a Loja da Gente, local de comercialização de artigos produzidos por artistas sergipanos. Em quatro anos de existência já se consolidou como um equipamento cultural que pulsa com a cidade e que permanentemente recebe sergipanos e turistas para um mergulho na nossa cultura.
Fonte: Tarcila Olanda - Coord. do Núcleo de Comunicação