O Jogo BraBlox foi criado pelo Banco do Brasil e pré-lançado no Febraban Tech Experience 2022, maior evento de tecnologia e inovação do setor financeiro da América Latina
 
À primeira vista, um imponente monumento que merece ser contemplado. Observado mais de perto, o Largo da Gente Sergipana revela-se, principalmente, como um ambiente de experiência cultural, que há quatro anos é referência e inspiração para muitas iniciativas locais e nacionais. Idealizado pelo Banco do Estado de Sergipe (BANESE), através do Instituto Banese, e pelo Governo do Estado, o Largo é um convite à céu aberto para uma imersão na cultura popular, através da tradicional visita ou de formas ressignificadas de vivenciá-lo.
 
Um dos meios inovadores de conhecer o Largo é o jogo de visita virtual a monumentos históricos brasileiros chamado de BraBlox, desenvolvido pelo Banco do Brasil (BB) e pré-lançado no Febraban Tech Experience 2022, maior evento de tecnologia e inovação do setor financeiro da América Latina, realizado nos dias 09, 10 e 11 de agosto, na Bienal de São Paulo, no Parque Ibirapuera. 

O BraBlox, iniciativa inserida na trilha temática ‘Metaverso, NFTs e as portas do mundo digital’, foi uma das atrações de tecnologias imersivas, dentre outras inovações apresentadas pelo BB para o público viver o futuro no presente.  

Durante o evento, a versão beta do jogo foi disponibilizada dentro de um fliperama, relembrando a infância e propondo ao usuário se aventurar e construir lembranças de experiências em importantes monumentos arquitetônicos do Brasil. Entre eles, o Largo da Gente Sergipana, escolhido para representar Sergipe e suas manifestações populares. A instalação, considerada também uma das maiores homenagens à cultura sergipana, faz parte de uma seleção de marcantes obras brasileiras localizadas nas mais diversas regiões do país, a exemplo do Teatro Amazonas, do Jardim Botânico de Curitiba e da Catedral Metropolitana de Brasília.
   
A instituição explica que o processo criativo para selecionar as atrações turísticas e paisagens naturais que entrariam no mapa BraBlox passou por uma etapa de curadoria e análise das principais obras que se destacam no Brasil. Os critérios utilizados foram: força e representatividade dos símbolos de manifestação cultural e artística do povo brasileiro, cenários urbanos, marcos históricos, cartão postal que inspirasse brasilidade ou paisagens naturais que gerassem desejo de viajar pelo Brasil.
 
Atendendo a esses critérios, o Largo da Gente Sergipana foi um dos escolhidos. “O monumento se destacou na análise por ter sido considerado um cartão postal inspirador, plural e de vasto simbolismo cultural”, destaca o Banco do Brasil.
 
Para o diretor-superintendente do Instituto Banese, Ezio Déda, os resultados oriundos da criação do largo reforçam que valorizar a cultura popular, suas manifestações, seus brincantes e mestres também é inovação. “Cada iniciativa que surge inspirada no Largo da Gente Sergipana comprova que, ao construí-lo, o Banese investiu na cultura sergipana, incentivando que ela seja valorizada, reconhecida e fortalecida nacionalmente. O Largo representa Sergipe quando o assunto é cultura, educação, turismo e muitos outros setores. É gratificante ver como esse monumento também é capaz de gerar conteúdos. Dessa vez através da tecnologia e da inovação, ferramentas utilizadas para a criação do BraBlox”, destaca Ezio.   
 
O lançamento da versão completa do jogo está previsto para outubro, mas já é possível se divertir. Para isso, basta acessar as lojas de aplicativos de smartphones, consoles ou PCs, baixar o Roblox, selecionar BraBlox e viver essa experiência, passando pelo Largo da Gente Sergipana e por outros monumentos marcantes do Brasil e presentes no mundo virtual.
 
Baixe, jogue e vivencie: https://www.roblox.com/games/9420382537/BraBlox


Largo da Gente Sergipana

Uma das maiores homenagens à cultura popular de Sergipe, o Largo da Gente Sergipana é uma instalação artística urbana integrada à paisagem natural do rio Sergipe e ao Centro Histórico de Aracaju. O monumento, inaugurado em 2018, é referência de valorização e preservação da arte e da cultura do povo sergipano e um dos principais pontos turísticos da cidade.   

A obra faz referência à cultura sergipana através de nove esculturas com 7 metros de altura que representam as manifestações populares Lambe-Sujo e Caboclinhos, Bacamarteiros, Cacumbi, Parafusos, Reisado, Chegança, Taieira, São Gonçalo e o Barco de Fogo de Estância, criadas pelos artistas plásticos Tatti Moreno e Félix Sampaio. É um equipamento urbano com acessibilidade, disponibilizando informações em português, inglês e braille, além de QR Code. O largo conta ainda com a infraestrutura do Museu da Gente Sergipana, que oferece estacionamento, espaço gastronômico e loja com artesanato local.
 

Fonte : Tarcila Olanda - Coord. do Núcleo de Comunicação