A preservação do patrimônio histórico da cidade é um compromisso da Prefeitura de São Cristóvão. Por isso, o prefeito Marcos Santana realizou nesta quinta-feira (04) um evento para realizar a assinatura da ordem de serviço para a restauração de dois dos mais importantes prédios que compõem o conjunto arquitetônico do Centro Histórico: a antiga Prefeitura e o Balcão Corrido, ambos localizados na Praça da Matriz.
As obras serão realizadas com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC Seleções) e fiscalizadas por um profissional do município especialista em restauração e conservação do patrimônio público e também por profissionais do Instituto do Patrimônio Histórico e Arquitetônico Nacional (IPHAN).
No prédio da Prefeitura a obra irá contemplar: reboco, assoalho de madeira, piso em porcelanato, madeiramento e telhamento cerâmico novo, cobertura provisória, revestimento de parede em porcelanato, restauração de forro de madeira, de esquadrias e esquadrias novas, restauração de ferragens, duas rampas de acessibilidade, restauração de elementos artísticos, requalificação de instalações elétricas e hidrosanitárias, restauração de pinturas parietais e da escada interna de madeira, e plataforma elevatória para acessibilidade, com um investimento de cerca de R$1,6 milhões.
Já no balcão corrido será feita a restauração de reboco interno e de fachada, injeção de resina epóxi em alvenaria de pedra calcária, revestimento em porcelanato nas paredes, porcelanato no piso, piso em pedra calcária, recuperação em assoalho de madeira, telhamento, madeiramento e imunização de madeiras, restauração de portas, janelas, e escada de madeira, restauração do balcão corrido, instalações de rede de lógica, requalificação das instalações elétrica e hidrossanitária, rampa metálica e plataforma elevatória para acessibilidade, com cerca de R$1,5 milhões investidos.
Para o prefeito Marcos Santana a assinatura da ordem de serviço representa uma conquista após todo o esforço feito pela gestão para recuperar o patrimônio histórico:
“Muitas vezes as pessoas faziam críticas por não ver esses prédios recuperados. Mas é muito difícil buscar recursos para um projeto como esse. Foram muitas as reuniões que fizemos com a equipe do Iphan, até conseguir chegar a esse dia de hoje. É um trabalho que nós estamos fazendo para as próximas gerações, visando ampliar as potencialidades turísticas de São Cristóvão”.
Marcos Santana, prefeito
Cynara Ramos Silva, superintendente do Iphan em Sergipe comemora a restauração dos imóveis que, após as obras, voltarão a estar à disposição da comunidade:
“É um momento para celebrar. A recuperação desses equipamentos representa um marco importante para toda a sociedade. Preservados, eles vão poder ser utilizados e enriquecer ainda mais o patrimônio histórico e arquitetônico da cidade”.
Cynara Ramos Silva, superintendente do Iphan em Sergipe
Os prédios serão totalmente restaurados, de acordo com o padrão em que foram concebidos originalmente, mantendo estrutura e elementos artísticos. Após a conclusão, a sede da Prefeitura servirá como um local para recepcionar os turistas da cidade com equipamentos de mídia e interatividade. Além disso, será construído no terreno anexo ao prédio, um mini-auditório e um café, como explica Jeferson Rafael do Nascimento Campos, secretário interino de infraestrutura:
“Os prédios vão ser recuperados em toda a parte de reboco, assoalho, telhado e parte artística. Posteriormente, será um espaço para receber turistas e promover a nossa história. É uma antiga luta nossa, viabilizada agora, através do Pac Seleções. Nesta sexta ainda a área vai ser coberta com tapumes e na segunda-feira as obras já serão iniciadas”.
Jeferson Rafael do Nascimento Campos, secretário interino de infraestrutura
História dos prédios
O historiador e diretor do Arquivo Público de São Cristóvão, Adaílton Andrade destaca que o Sobrado do Balcão Corrido é uma construção em estilo colonial, com forte influência mourisca, provavelmente do século XIX, e mais um monumento protegido pelo Instituto do Iphan, com tombamento desde 1943. Sua estrutura, em dois pisos, constitui-se de um balcão guarnecido por madeira esculpida com decoração em volutas.
“Embora exista predominância de taipa em sua construção, verifica-se a utilização de alvenaria de pedra e tijolo no frontispício e em alguns pilares”, pontuou.
Adaílton Andrade, historiador e diretor do Arquivo Público de São Cristóvão
Já a Prefeitura Municipal, ou antiga intendência municipal foi a sede do poder municipal. A partir de 1892 passou a vigorar nos municípios o modelo administrativo da Intendência Municipal. O O Poder Legislativo era exercido por um conselho municipal e a cidade governada por um “intendente municipal”, que tinha funções semelhantes às do prefeito de hoje.
Com a Independência do Brasil, a autonomia de que gozavam as câmaras municipais é drasticamente diminuída. O império centraliza a administração pública através da Constituição de 1824. A duração da legislatura é fixada em quatro anos e o vereador mais votado assumia a presidência da câmara, visto que até então não havia a figura do "prefeito", a não ser pela presente do alcaide (equivalente a prefeito, com poderes menores).
Em 1951 , mais uma reforma do prédio na gestão do então médico e prefeito Lourival Batista uma das ultimas reformas foi na gestão prefeito Lauro Rocha em 1977.
Presenças
O evento contou com a presença da população sancristovense, servidores do município, secretariado, do deputado estadual Paulo Júnior e dos vereadores Edvaldinho Cabeleireiro, Thiago Correa, Augustinho, Rafael do Sucatão e Ítalo Macário.
Publicado por
Jhonny Oliveira
Fotos por
Heitor Xavier