A campanha Turismo Verão 2022 foi lançada na primeira semana de janeiro deste ano pela Prefeitura de Aracaju, com o objetivo de elevar o fluxo de turistas na capital. Com o tema “É tempo de Aracajuar”, as secretarias da Comunicação Social (Secom) e da Indústria, Comércio e Turismo (Semict) convidam as pessoas a “aproveitar o que a cidade tem para oferecer” e os mercados  Antônio Franco, Thales Ferraz e Maria Virgínia Leite Franco, localizados no Centro Histórico, são paradas obrigatórias para quem deseja mergulhar nessa experiência de sentidos singulares.

“Nossos mercados são fantásticos, têm tudo que interessa aos nossos turistas, tudo com higiene, qualidade de produtos e a reconhecida hospitalidade da nossa boa gente. É povo bom, boa culinária, artesanato e cultura tudo em um só conjunto de prédios, um atrativo muito bem cuidado pela gestão municipal e que agrada a todos que chegam em nossa cidade”, enaltece o secretário municipal da Indústria, Comércio e Turismo, Jorge Fraga. 

O complexo, formado pelos três mercados, é administrado pela Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), que mantém permanente programação de manutenção e limpeza dos prédios para garantir conforto e segurança aos permissionários, consumidores e turistas. 

“Os mercados têm um aspecto cultural muito forte, tanto no que diz respeito à culinária, à riqueza de ervas e produtos naturais quanto nosso artesanato, tudo isso é um diferencial na atração de turistas. Além da limpeza e manutenção diárias, todos os meses, na terceira semana do mês, realizamos uma limpeza geral para garantir um ambiente sempre sadio para quem vai passear ou consumir os produtos comercializados em nossos mercados”, explica o presidente da Emsurb, Luiz Roberto Dantas.  

Foi o que observou o turista alemão Laureano Herzing. Ele elogiou a limpeza do Mercado Antônio Franco e as peças de artesanato expostas pelos artesãos.

Improvisando um razoável português com sotaque carregado, revelou que gostou muito da moqueca de aratu e que o próximo roteiro em sua programação é a Orla Pôr do Sol Jornalista Cleomar Brandi. “Gosto de esportes náuticos e nestes próximos dias vou naquela Orla, lá no Mosqueiro, para praticar stand up paddle, já está certo”, garante Herzing. 

No Thales Ferraz, o artesanato chamou a atenção de um grupo de baianas da cidade de Itabuna. A engenheira civil Elzita Ferreira Vidal disse já ter visitado vários destinos no país e que costuma narrar suas experiências turísticas em livros.


 
“Conheço bem o Brasil e Aracaju é o litoral mais bonito que já vi, gosto muito da beleza e organização da Orla da Atalaia, da hospitalidade do aracajuano e das belezas naturais. Gosto de conhecer a história e a riqueza cultural dos lugares onde passo para registrar o que vejo. Já escrevi sobre minhas experiências aqui em Aracaju”, revela orgulhosa.

Para o pecuarista baiano Wellington Pereira, que admirava a cerâmica no Thalez Ferraz com sua esposa, a professora Andréa Barbosa, o respeito de moradores e comerciantes às medidas biossanitárias de combate à covid-19 melhoram a avaliação dos turistas sobre a cidade. 

“Nos chamou muito a atenção o respeito de vocês às questões sanitárias, vimos as pessoas com máscaras, álcool gel nos estabelecimentos comerciais, obediência ao distanciamento, isso é muito bom porque quando a gente sai da nossa casa quer segurança e vimos que vocês se protegem e protegem quem chega na cidade, isso é importante para nós”, considera. 

No Centro de Atendimento ao Turista (CAT), unidade gerenciada pela Semict, a grande movimentação de turistas em busca de informações anima a servidora Raiane de Góes Viana. “O número de turistas cresceu muito, são excursões e turistas que passam por aqui em busca de informações sobre nossa cidade, famílias tirando fotos, comprando produtos do nosso artesanato, provando nossa culinária, elogiando nossa cidade e nossa forma de recebê-los, é tudo muito animador”, disse ela com indisfarçável alegria.

Silvaneide Soares, conhecida no mercado como “Galega das Ervas”, também comemora a movimentação de turistas e vê o ano de 2022 com otimismo. “Vamos ter um ano muito bom, o pior está passando, estamos nos cuidando, os turistas estão vendo que nossa cidade é segura e que temos muitas coisas boas, desde dezembro que eles estão chegando em nossas lojas e graças a Deus estamos vendendo nossos produtos”, observa. 

No Mercado Maria Virgínia Leite Franco a qualidade e preço dos produtos chamaram a atenção do casal Clayton Lino Miranda e Carolina Auberice, de Jundiaí/SP. “Estamos gostando muito das praias, os passeios são sensacionais, a cidade é muito gostosa, pessoas acolhedoras, e aqui no mercado os produtos têm bons preços e qualidade, vamos levar muitas lembranças da terra para os nossos amigos e parentes”, garante Clayton.

Do norte do país, a rondonense Rita Eustáquio da Silva prometeu sair do mercado “com a sacola cheia de coisas gostosas”. “Estou maravilhada com a cidade, com a diversidade de produtos e organização deste mercado, vou levar muitas coisas gostosas para Rondônia e muitas saudades de Aracaju”, disse encantada a agente administrativa. 

De acordo com o secretário Jorge Fraga, toda essa movimentação de turistas na cidade é resultado de um trabalho conjunto desenvolvido por entidades públicas e privadas.

“Todos trabalhamos pela mesma causa, que é ver o turismo movimentando nossa cidade, gerando divisas sociais, culturais e econômicas, um trabalho onde cada um faz a sua parte, o trade qualificando seus empreendimentos, melhorando a oferta de serviços e a Prefeitura melhorando cada vez mais a cidade, investindo em divulgação, realizando e apoiando eventos. Com a cidade cheia de turistas, estamos mostrando, pelo trabalho sério que realizamos, que somos um destino qualificado e seguro, somos uma sensação turística neste verão”, avalia o gestor.

Fonte e fotos : AScom /Semict