Divulgação

No mês alusivo ao Dia dos Povos Indígenas (19 de abril), o Instituto Banese, através do Museu da Gente Sergipana Gov. Marcelo Déda, realizará uma programação voltada para a conscientização acerca do valor e do respeito aos indígenas. As atividades acontecerão no dia 29 de abril, sexta-feira, a partir das 14h, com a participação de pesquisadores, integrantes de comunidades indígenas de Sergipe, estudantes, além do público em geral. 

O reconhecimento, a preservação e a valorização das tradições dos povos originários, sua atuação e luta pela demarcação de terras e pela garantia de tantos outros direitos serão alguns dos temas discutidos na Roda de Conversa ‘O Lugar dos Povos Originários no Mundo Contemporâneo’, às 14h. O bate-papo contará com as presenças do Cacique Bá (líder do Povo Xokó), de Ivanilson Martins Xokó (professor e pesquisador do tema ‘Os Índios na História’), de Josete Fulkaxó (representante da comunidade), de Denizia Kawany Fulkaxó (Pedagoga, Mestre em Povos Africanos, Indígenas e Culturas Negras) e da Prof.ª Dra. Valéria Maria Santana Oliveira (autora do livro ‘Povo Xokó: Memória, Identidade e Educação’), com a mediação de Carine Pinto (Mestre em História, pesquisadora em Cultura, Representações e Historiografia). 

A programação seguirá com a inauguração de um espaço referente aos povos indígenas que irá compor a instalação ‘Nossas Histórias’. A iniciativa de inclusão da temática no acervo do museu é uma justa homenagem aos nossos povos originários, enriquecendo o mergulho na história e na cultura sergipana.  Denominado de ‘Saberes dos Povos Originários de Sergipe’, o nicho será uma vitrine para peças artesanais de decoração, indumentárias, instrumentos musicais, dentre outros, que apresentarão aos visitantes os saberes tradicionais da herança das comunidades Xokó e Fulkaxó, que precisam ser conhecidos e preservados. 

A programação, totalmente gratuita, será encerrada no átrio do museu, com apresentação da Dança do Toré. Ao longo do evento, serão comercializados artefatos feitos pela comunidade Fulkaxó e obras literárias, de autoria dos palestrantes, com a temática dos povos indígenas de Sergipe.

Inscrições
   
Para participar da Roda de Conversa é preciso se inscrever na plataforma de agendamento de visitas, no site www.museudagentesergipana.com.br. Basta localizar a data (29.04) e o nome do evento (Roda de Conversa ‘O Lugar dos Povos Originários no Mundo Contemporâneo’) e preencher com os dados solicitados. As vagas são limitadas para a Roda de Conversa. 

Mais informações sobre a programação no Instagram (@museudagentesergipana_oficial e @institutobanese). 

Fonte :Tarcila OLanda - Cord. do Núcleo de Comunicação