Setur reuniu dez agentes de viagens parceiros da Newit Operadora para visita de familiarização do destino Sergipe
 

Durante seis dias, de 2 a 7 de setembro, o Governo do Estado realizou uma nova visita de familiarização do destino Sergipe. Participaram dez agentes de viagens parceiros da Newit Operadora, trazidos pela Secretaria de Estado do Turismo (Setur), em parceria com a Empresa Sergipana de Turismo (Emsetur) e a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Sergipe (ABIH/SE). Os profissionais são oriundos das seguintes cidades: Rio de Janeiro, capital, e Petrópolis, no Rio de Janeiro; e Bicas e Juiz de Fora, em Minas Gerais.

Primeiro registro dos agentes de viagens foi ainda no Aeroporto de Aracaju / Foto: Messias Santos/Divulgação

Com a visita de familiarização, os agentes de viagem passaram a conhecer de perto a diversidade das belezas naturais, da gastronomia e da cultura do estado. Diante disso, a secretária de Estado do Turismo em exercício, Daniela Mesquita, aponta que os profissionais estarão ainda mais aptos a mostrar todo o potencial turístico de Sergipe para os clientes. “Considero importante a estratégia do famtour porque a experiência adquirida pelos profissionais vai permitir que eles apresentem nosso destino de uma forma ainda mais eficaz e autêntica. Eles vão ‘vender’ a vivência, o sentimento que é experienciar tudo de bom que Sergipe tem a oferecer”, explica.

Passeios

No passeio ao Cânion de Xingó, teve parada para banho no Rio São Francisco / Foto: Max Carlos/Setur

O grupo conheceu alguns dos principais atrativos turísticos de Sergipe. Os passeios começaram pelo Cânion de Xingó e a Rota do Cangaço, em Canindé do São Francisco, no Alto Sertão sergipano. Também no interior do estado, os profissionais foram ao litoral sul, onde conheceram a Praia do Saco e a Lagoa dos Tambaquis, ambos no município de Estância.

Canindé do São Francisco foi o primeiro lugar de Sergipe que os profissionais conheceram / Foto: Messias Santos/Divulgação

O itinerário prosseguiu pela capital, Aracaju, onde os agentes de viagens se surpreenderam com as belezas naturais da Croa do Goré e da Ilha dos Namorados, e com pontos turísticos famosos, como a Orla da Atalaia e a Passarela do Caranguejo, onde está edificada o monumento do crustáceo gigante. Eles também estiveram no Restaurante e Casa de Forró Cariri, famoso point sergipano, onde se deliciaram com caranguejo, iguaria que é Patrimônio Cultural Imaterial de Sergipe, e se divertiram ao som do mais autêntico ritmo nordestino, e fizeram, ainda, um city tour, conhecendo os principais pontos turísticos da capital, a exemplo do Museu e Largo da Gente Sergipana.

Boas experiências

O gerente comercial da Newit , Álvaro Fázio, destaca que a visita de familiarização a Sergipe faz parte das comemorações pelos 27 anos da operadora que, em 2025, está ampliando as atividades. “Escolhemos Sergipe – cuja maioria ainda não conhecia, assim como eu – pela grandiosidade cultural e de belezas naturais. Só mesmo vindo aqui para realmente entender o que é ser sergipano e o que é ter orgulho dessa terra tão bonita”, declarou.

Álvaro Fázio, da Newit: “Escolhemos Sergipe pela grandiosidade cultural e de belezas naturais” / Foto: Eva Ramos/Setur

Além disso, Álvaro Fázio ressaltou a importância da parceria com o Governo do Estado, que deu todo o suporte e a infraestrutura necessária para descobrir o potencial turístico sergipano. “Trouxemos profissionais de agências selecionadas pela Newit pela capacidade de vendas e por perceberem a possibilidade de novos negócios, de buscarem novos destinos. E destaco que a Secretaria de Estado do Turismo está sempre nos abrindo novas portas, novas oportunidades, com parcerias muito importantes”, salientou.

Do Rio de Janeiro, a agente de viagens Viviane Plum disse que as experiências em Sergipe forjaram ainda mais conhecimento para ‘vender’ o destino / Foto: Eva Ramos/Setur

Do Rio de Janeiro, a agente de viagens da Doing Turismo, Viviane Plum, mostrou-se encantada com o que viu em Sergipe durante a semana – é a primeira vez que ela vem ao estado. “Tinha muita vontade de conhecer o Cânion do Xingó, que é um paraíso, um cenário de filme. Vi que Aracaju, nesta época do ano, é a cidade dos ventos, do sol, da chuva. Tudo muda muito rápido. Pude aproveitar um pouquinho de calor e até de frio. Foi fantástico. Na Rota do Cangaço, também foi maravilhoso saber sobre a história, a cultura. Foi um espetáculo de passeio”, elogiou.

Grupo deu uma parada para desvendar os encantos da Croa do Goré / Foto: Eva Ramos/Setur

Para Viviane Plum, todas as experiências em terras sergipanas forjaram ainda mais conhecimento para que ela possa ‘vender’ o destino com mais propriedade. Segundo a agente de viagens, o convite chegou na hora certa. “Sempre tive vontade de conhecer Sergipe, de poder vivenciar tudo de bom que essa terra tem a oferecer, para, depois, passar nossas impressões para o cliente. Então, isso é primordial, é super importante para o agente de viagem. Já ‘vendi’ Aracaju, mas não com tanto conhecimento como tenho agora. Será muito mais fácil ‘vender’ o destino”, assegurou.

A também agente de viagens Fernanda Gonçalves, de Juiz de Fora (MG) se mostrou encantada, especialmente com o Cânion de Xingó e a Orla da Atalaia / Foto: Eva Ramos/Setur

A também agente de viagens Maria Fernanda Ruela Gonçalves, da Rô Turismo, de Juiz de Fora, Minas Gerais, também é estreante em Sergipe e mostrou-se tão encantada quanto a colega Viviane Plum. Fernanda, inclusive, revelou que a maior expectativa dela era conhecer o Cânion de Xingó. “Estou gostando muito de tudo. A gente chegou e o primeiro roteiro foi para o Cânion de Xingó, no Rio São Francisco. Foi encantador ver aquela paisagem tão incrível. Também fiquei encantada com a vegetação da caatinga, que é muito bonita e muito diferente de Minas, que é a Mata Atlântica. Ah, eu também achei a Orla da Atalaia lindíssima; é muito famosa mesmo e uma das mais bonitas do Brasil. Fiquei apaixonada por tudo. Não vejo a hora de repassar tudo isso para nossos clientes. Eles vão ter uma experiência super nova e maravilhosa”, afirmou.

 

Fonte: Ascom Setur/SE