Primeiro roteiro turístico do município, “PELAS LADEIRAS DE ESTÂNCIA”, é lançado com grande participação e aprovação
...Estância tem muitas ladeiras. Cidade de altos e baixos, algumas delas tiveram que ser reduzidas para facilitar a mobilidade urbana. Contudo, qual cidade não tem a sua ladeira, por pequena que seja? Difícil não ter uma. Por isso nas muitas cidades brasileiras essas ondulações existentes ora nos centros, ora nos subúrbios, reservam grandes histórias. ...Assim como nas grandes cidades, Estância herdou a sina das ladeiras e algumas se tornaram emblemáticas na sua história. Delas fazem parte a Ladeira...do Bomfim, do Porto d'Areia, da Cachoeira...Em 1944, Oswaldo Freire da Fonseca ao lamentar a morte de um antigo amigo que morrera sem voltar a rever Estância, sua terra natal, relembrava o que uma vez dissera: "nos escaninhos da sua memória, dançava a lembrança de como são a Ladeira do Bumburum, o Areal, o Botequim com sua Santacruzinha lá no fim"... Acrísio Gonçalves de Oliveira
No último dia 20 de abril, sob a gestão da empresária e agente de turismo Joseane Soares, foi lançado em Estância (SE), o primeiro Roteiro Turístico voltado especificamente para divulgação das potencialidades do município, denominado “PELAS LADEIRAS DE ESTÂNCIA”, com foco na história e no seu universo cultural, rural, gastronômico e litorâneo, através do acesso às suas importantes e imponentes ladeiras que nos transportam a um universo turístico sem igual. O lançamento contou com o apoio e parceria da Fecomércio/SE, através da Câmara da Mulher Empresária, SESC/SE, Fasouto, Mar Azul FM, Lira Carlos Gomes, Associação Quilombola do Porto D’Areia, dos agentes culturais do município Adônis Diniz, Wilton Santos, Nadir Cristina e Wellington Nascimento, Lago dos Tambaquis, Panificação Jubiabá e do videomaker Leone Soares.
Na ladeira da Capitão Salomão, visita a sede e apresentação da centenária Lira Carlos Gomes,
uma das sete maravilhas de Estância, na casa onde nasceu Gilberto Amado
O projeto “PELAS LADEIRAS DE ESTÂNCIA” é composto por experiências turísticas desenvolvidas e criadas a partir de pesquisas e muita dedicação à história do município e sua influência cultural no estado de Sergipe. Este Roteiro terá como elemento indutor as diversas ladeiras históricas que compõem a geografia urbana do município e que proporcionam o acesso aos bairros, centro e zona rural da cidade, proporcionando experiências relacionadas ao processo histórico, cultural e produtivo e aos elementos que os compõem: paisagens culturais e naturais e população com seus fazeres e sabores.
Pela ladeira do Porto D´Areia, com a maior representação da cultura junina estanciana,
o Barco de Fogo na cabeça, visita a Associação Cultural da Comunidade Quilombola.
A proposta deste novo molde de negócios é apresentar a visitação turística como fonte de renda e apresentar a importância da cidade de Estância, fortemente conhecida como “berço da cultura sergipana”, ao mundo, como produto turístico do estado de Sergipe. Durante o passeio, o viajante descobrirá detalhes não apenas sobre a história do local, como outras tradições regionais, além de apreciar a beleza privilegiada da região, com fortes características interioranas.
Parte do primeiro grupo no alto do Cristo do Porto D´Areia
Além de conhecer e aproveitar as belas paisagens do município, com diferentes elementos paisagísticos, dentre eles, maravilhas como as centenárias Vila Operária, Lira Carlos Gomes e Catedral Diocesana, casario colonial, primeira rádio do interior de Sergipe, rios Piauí e Piauitinga, o visitante também experimentará os mais diferentes sabores e aromas da gastronomia local e apreciará as maiores representações artísticas da sua maior festa, os festejos juninos.
Nesta perspectiva, o projeto “PELAS LADEIRAS DE ESTÂNCIA” será uma atividade que valorizará os atrativos históricos, culturais e naturais, por meio da identificação e perpetuação da memória, individual ou coletiva, da história de um município e sua gente, evidenciando sua identidade e melhorando a qualidade de vida de seus habitantes.
Quer conhecer mais? Informações: (79) 9 9965-4555.
Fotos: Leone Soares
Fonte Assessoria de Comunicação