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No Dia Nacional do Turismo, especialistas destacam que atividade em Sergipe está em novo patamar 
 

Celebrado em 8 de maio, o Dia Nacional do Turismo tem o objetivo de destacar a importância do turismo para o desenvolvimento cultural, econômico e social do Brasil. Desse modo, evidencia a diversidade de destinos, assim como o crescimento do segmento, geração de emprego e renda, valorização do patrimônio histórico-cultural e as belezas naturais, culturais e históricas do país. A data consiste, também, em uma oportunidade para refletir sobre os desafios enfrentados pelo setor.
 
Em Sergipe, gestores e especialistas da área expressam que há motivos para comemorar, pois o planejamento e as estratégias encabeçadas pelo Governo do Estado elevaram o turismo sergipano a um novo patamar. Hoje, Sergipe é visto com outros olhos pelos mercados emissores de turistas, o que, cada vez mais, coloca o estado em destaque e como destino em ascensão no Nordeste.
 
Sergipe possui uma rica diversidade de atrativos, cultura histórica e uma gastronomia única. Promover esses aspectos atrai visitantes e impulsiona a economia local. Desde que assumiu a gestão estadual, o governador Fábio Mitidieri implementa ações de política pública que visam fomentar o turismo no estado, tratando-o como prioridade.

Foto: Vander Alves/Setur
 
Entre as iniciativas, destacam-se a realização de grandes eventos para fortalecer os atrativos turísticos em todo o estado e inseri-lo no circuito turístico de forma permanente. São eles: Arraiá do Povo e Vila do Forró, para os festejos juninos; Vila da Páscoa Iluminada e Vila do Natal Iluminado, na Orla da Atalaia; além da reativação da Segundona do Turista, na Rua São João. Todos eles estão inseridos com antecedência no Calendário de Eventos de Sergipe, o que orienta todo o mercado de eventos, um antigo pleito do trade turístico.
 
Além dos eventos próprios, o governo apoia seminários, congressos e workshops realizados em Sergipe, que fomentam o turismo corporativo, esportivo, gastronômico, entre outros. Também deve-se levar em conta o diálogo permanente com representantes de empresas aéreas, como a Azul, a Gol e a Latam, para ampliação da malha aérea e redução das tarifas. Destaca-se, em especial, a participação em eventos nacionais nos principais mercados emissivos de turistas em parceria com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Sergipe (ABIH/SE). Essa parceria culminou na realização de famtours (promoção de viagens de familiarização), capacitações para agentes de viagens de várias partes do Brasil, além de participações em importantes feiras.
 
Setur em ação
 
É por intermédio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur) que as inúmeras ações de promoção do Destino Sergipe vêm sendo desenvolvidas. O secretário da pasta, Marcos Franco, explica que esses feitos são promovidos tanto nos principais mercados emissivos quanto no mercado interno por meio de campanha publicitária on-line e off-line, de conteúdo audiovisual e jornalístico, e ainda de outras ações, como a atualização do Mapa do Turismo e do Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur).
 
“Realizamos, também, famtours, mídia compartilhada com operadoras de turismo e companhias aéreas, participação em feiras nacionais e internacionais, iniciativas de desenvolvimento do turismo, a exemplo do ‘Vai Turismo’, em parceria com a Fecomércio/SE [Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Sergipe] e Sebrae/SE [Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Sergipe]”, explica.
 
Em uma iniciativa voltada para o fortalecimento do potencial cultural e turístico de Sergipe, o Governo do Estado tem desenvolvido o Programa Integrado de Desenvolvimento Cultural e Turístico de Sergipe (Viva-SE). A iniciativa visa despertar o sentimento de sergipanidade por meio da implantação de espaços culturais que manifestem o legado histórico estadual. Dessa maneira, o Viva-SE compreende um conjunto de 15 projetos voltados para a cultura e o turismo, com o objetivo de promover o desenvolvimento de diferentes regiões de Sergipe.
 
O programa conta com o suporte do Instituto Banese, envolvendo a Setur e a Fundação de Cultura e Arte Aperipê de Sergipe (Funcap). O conjunto de projetos será viabilizado por meio de operação de crédito com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), de até R$ 300 milhões, aprovada na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) no ano passado. “Nós já tínhamos alguns projetos na carteira do instituto e outros foram acontecendo no desenrolar de 2023. Portanto, o Viva-SE foi concebido para gerar desenvolvimento para Sergipe, por meio da cultura e do turismo”, explica o superintendente do Instituto Banese, Ezio Déda.
 
O que dizem os especialistas
 
O professor do Departamento de Turismo da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Joab Almeida, considera que celebrar o Dia Nacional do Turismo é reconhecer a relevância do setor e a capacidade de construir territórios a partir da oferta, serviços e atrativos que formam a atividade turística. “Comemorar essa data é reconhecer a importância de muitas pessoas que estão envolvidas no setores e nas produções na hotelaria, nas agências de viagens, nos bares e restaurantes, no sistema de transportes, no guiamento, na pesquisa e outros setores”, aponta.

Foto arquivo pessoal
 
O novo patamar que o setor do turismo em Sergipe vivencia também foi evidenciado pelo professor universitário. Ele destaca que, enquanto política pública, o Governo do Estado vem dando exemplo. Para o especialista, está havendo uma participação sergipana histórica e de alto nível nos eventos, feiras nacionais e internacionais. Sem contar a articulação com grandes operadores e companhias aéreas e a atenção que o Estado dá à dimensão de promoção turística, valorizando os atrativos naturais e os elementos da cultura sergipana, assim como o desafio de fortalecer a gestão compartilhada por meio do Fórum Estadual de Turismo (Fortur).
 
“O momento é muito propício e de crescimento. Mas é também um momento de trabalho, em que a gente precisa reunir a cadeia de produção, para que ela se mantenha coesa e seja resistente ao tempo com uma oferta cada vez mais qualificada em Sergipe. Parabenizo muitas pessoas que estão na gestão pública e nos diversos setores produtivos, no setor privado e até no terceiro setor, colaborando para que o turismo de Sergipe se desenvolva da melhor maneira possível”, pontua Joab.

Foto: Arquivo pessoal
 
A turismóloga Laura Almeida, por sua vez, observa que o Governo vem buscando orientar as ações e as políticas públicas relacionadas ao turismo, empenhando-se em promover o crescimento do setor e potencializar os recursos turísticos do estado. Ela destaca, também, que vê como ponto forte o Calendário de Eventos de Sergipe, lançado desde o ano passado, e a promoção do destino. “A Setur vem trabalhando bastante para acompanhar as tendências do turismo. Buscando compreender as demandas, comportamentos e impactos do turismo em nosso estado. E ainda podemos mencionar a regularidade de reuniões no Fórum Estadual de Turismo, importante instância de governança com assentos de entidades e instituições, com participação direta e indireta no turismo local, o que permite um olhar local”, enfatiza.
 
O presidente da Associação Brasileira das Agências de Viagem do Estado de Sergipe (Abav/SE), Ravisson Souza, aproveita para parabenizar o trade turístico pelo Dia Nacional do Turismo. "Hoje, nós estamos vivendo um novo momento do turismo sergipano, em outro patamar. O Governo de Sergipe, por meio da Setur, está investindo bastante no segmento em nosso Estado. E nós, das agências de turismo, só temos a agradecer. Agradecemos, em especial, às agências receptivas, por, a cada mês, em média, ver surgir uma agência nova. Parabéns”, enfatiza.

Fonte: AScom Setur/SE