A Prefeitura de São Cristóvão, através da Fundação Municipal de Cultura e Turismo (Fumctur), anunciou nesta sexta-feira (08), as datas da 39ª edição do Festival de Artes de São Cristóvão (Fasc). Neste ano, o evento que reuniu mais de 50 mil pessoas por dia nas últimas edições, vai ocorrer nos dias 29 e 30 de novembro, e 1º de dezembro. 

Dividido em vários espaços que estão espalhados por pontos do Centro Histórico e outros bairros da cidade, o evento reúne diferentes manifestações artísticas, como música, teatro, dança, literatura, artes visuais, cinema e muitas outras, propiciando para os visitantes momentos de pura imersão nas mais diversas formas em que a cultura se expressa.

Para edição de 2024, quando completa 52 anos de existência, o Fasc promete reunir centenas de artistas sergipanos e nacionais. De acordo com a diretora-presidente da Fumctur, Paola Santana, neste ano existe a perspectiva de artistas que já se apresentaram nas últimas edições retornarem aos palcos do Festival.

"Nesta edição iremos seguir o que já tem nos guiado desde 2017, que é a valorização dos artistas sergipanos. No último ano tivemos mais de 100 artistas de variadas vertentes se apresentando no Fasc. Queremos também resgatar alguns dos melhores shows das edições passadas, além de trazer shows inéditos para o público", declarou a presidente.

Paola Santana, diretora-presidenta da Fumctur (Foto: Heitor Xavier)

Paola também destacou que além dos palcos maiores, espaços que deram certo no ano passado, como o Samba na Bica dos Pintos, estão garantidos. "Com o Samba na Bica nós conseguimos descentralizar o Festival, levando o público para conhecer esse atrativo turístico que a cidade possui e que foi recentemente requalificado". 

 

O Festival

O Fasc foi iniciado na década de 1970, e serviu de palco para grandes artistas sergipanos e nacionais, para que pudessem expressar suas produções artísticas nas mais diversas modalidades. O evento foi descontinuado em 2005 e retornou em 2017, com a gestão de Marcos Santana, resgatando a proposta dos antigos festivais e reacendendo a programação cultural da Cidade Mãe de Sergipe.

Realizado pela Prefeitura de São Cristóvão, por meio da Fundação Municipal de Cultura e Turismo (Fumctur), o Fasc tem um investimento por edição de mais de R$ 3 milhões, distribuídos em pagamentos de cachês para apresentações artísticas, transporte, hospedagens, estrutura e serviços, e plano de mídia. Todo investimento tem também o objetivo de gerar emprego e renda para os moradores da cidade, tanto com aluguel de suas casas, quanto com vendas pelos comerciantes e ambulantes.

Com a realização do Festival, a Prefeitura busca estimular o empreendedorismo fazendo com que a cultura seja uma mola propulsora do desenvolvimento econômico e social de São Cristóvão. Durante o período que antecede o Fasc, são realizadas oficinas visando a capacitação da população em áreas como a manipulação de alimentos, atendimento ao cliente, produção de eventos, produção artística, dentre tantos outros.

Edição deste ano vai ocorrer dias 29 e 30 de novembro, e 01 de dezembro (Foto: Victor Balde)

 

Fotos: Victor Balde e Heitor Xavier

Fonte: Prefeitura de São Cristóvão