A Prefeitura de São Cristóvão, por meio da Fundação Municipal de Cultura e Turismo (Fumctur), está reunindo assinaturas para a solicitação do registro da Procissão de Nosso Senhor dos Passos, realizada na Cidade Mãe de Sergipe, no livro de celebrações do Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), buscando seu reconhecimento como Patrimônio Imaterial Nacional. 

A coleta das assinaturas é uma das etapas do processo de solicitação, que inclui ainda o envio de relatórios e análise aprofundada sobre o evento religioso que neste ano acontece de 23 a 25 de fevereiro. O abaixo-assinado está disponível de maneira impressa em todas as igrejas do Centro Histórico, e também de maneira virtual, que pode ser acessado através deste link. 

Até  a última quarta-feira (21), mais de 300 pessoas já haviam assinado o termo. Segundo a coordenadora de patrimônio imaterial da Fumctur, Milena Almeida, a participação da população é fundamental neste processo."Assinar o abaixo-assinado indica para as autoridades competentes a legitimação do bem cultural que a população de São Cristóvão, assim como, do Estado como um todo, não só está ciente da construção desse processo, como também é parte interessada e contribui ativamente com seu reconhecimento. Demonstra  principalmente que as pessoas compreendem a importância identitária que manifestações populares como essas tem para o Brasil", explica.

 

A Procissão

A devoção aos Passos da paixão de Cristo foi introduzida e difundida no Brasil pelos Frades Carmelitas durante o século XVII, popularizando-se em diferentes regiões do país. A Procissão e os ritos que a antecedem e sucedem, são compreendidos como exercícios de penitência e preparação para o período pascoal, reproduzindo através de canções, orações e imagens sacras, passagens bíblicas do martírio de Cristo.  

Estima-se que em Sergipe, mais especificamente na cidade de São Cristóvão, fundada em 1590, a festividade tenha se firmado entre o final do século XVIII e início do XIX e desde então, tem atraído milhares de pessoas, elemento que a torna uma das manifestações populares mais expressivas numericamente do Brasil. 

O evento, realizado pela Arquidiocese de Aracaju e conta com o apoio da Prefeitura de São Cristóvão, é uma tradição que costuma reunir mais de 70 mil fiéis anualmente. Em 2015, passou a ser reconhecido como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do Estado de Sergipe.

 

Foto: Heitor Xavier

Fonte: Prefeitura de São Cristóvão