Na manhã desta sexta-feira (05) o prefeito da Cidade Mãe, Marcos Santana, recebeu a visita da FTS Turismo, da cidade de São Paulo, uma agência de turismo especializada no público oriental, especialmente, japoneses. O intuito do encontro foi apresentar a cultura, história, belezas da cidade de São Cristóvão, seus pontos turísticos e buscar firmar uma parceria com a agência para trazer esse público internacional à cidade.
Fez-se presente no encontro o secretário da Secretaria do Desenvolvimento e do Trabalho (Semdet), Josenito Oliveira; representantes da Fundação Municipal de Cultura de Turismo (Fumctur); guia de turismo, Heider Eiterer; além da gerente de turismo da FTS, Naomi Yasuoka.
Na ocasião, Marcos Santana destacou a importância de receber novos públicos em São Cristóvão e como isso pode refletir positivamente na visibilidade da cidade, bem como na economia local. Seus esforços como gestor no que diz respeito ao turismo, está a cada dia mais focado, buscando revitalizar os pontos turísticos, implementar monitores, e deixar a cidade mais acolhedora possível para o público local e o público externo.
O encontro aconteceu na sala de reuniões do Gabinete do Prefeito
“Não é novidade para ninguém, que um dos meus desejos é construir uma via do aeroporto para São Cristóvão. É uma forma que o turista terá de visitar a nossa cidade, e que ela seja uma das primeiras, senão a primeira a ser visitada. O tempo que levará do aeroporto até aqui será mínimo. Além disso, outra grande vontade que eu tenho é de poder ter uma maior e mais confortável infraestrutura de hotelaria, quero ver os turistas se hospedando aqui, e não somente vim passar o dia, ou parte do dia”.
O secretário da Semdet, Josenito Oliveira, partilha da mesma visão que o prefeito acerca da importância de trazer um público internacional. “Acredito ser muito importante, é uma forma de São Cristóvão ter mais notoriedade em outros locais, trazê-los para conhecer nossa cultura, é um trabalho de fomento da economia, uma maneira para que a gente possa aumentar os nossos serviços e ofertar cada vez mais atrativos para um público tão especial”.
Josenito Oliveira, secretário da Semdet
A gerente de Turismo, Naomi Yasuoka, mostrou-se impressionada com as belezas e a história da Cidade Mãe e afirma ser autor que impressiona os japoneses. “O japonês tem um grande interesse pelo patrimônio da Unesco, e São Cristóvão é um local pouco conhecido por esse público, então essa é uma oportunidade de trazer turistas para essa região”.
Naomi Yasuoka, gerente de Turismo
O guia de Turismo, Heider Eiterer, fez questão de parabenizar a gestão atual pelo trabalho que vem desenvolvendo, citou o bom trabalho dos monitores e, principalmente, a segurança da cidade. Além disso, quis enfatizar, também, a importância de variar o público visitante da cidade. “Sergipe precisa ser mais explorado pelas pessoas de fora. Sergipe ainda não tem esse conhecimento internacional como outros estados tem, mas o nosso potencial é gigantesco, São Cristóvão é uma cidade que tem histórias super importantes, coisas únicas e a gente tem que vender mais isso, para que o turista queira vir pra cá. A cidade tem a Praça São Francisco que possui chancela da UNESCO e isso por si só já é um chamariz”.
Heider Eiterer, guia de turismo
O assessor técnico de promoções turísticas da Fumctur, Diego Souza, destaca na ocasião os investimentos que já estão sendo executados pela administração pública e os esforços para atrair públicos diferentes para a cidade. “No momento, nosso maior público são pessoas idosas e aposentadas, atraídas pelo nosso turismo religioso, mas seguimos na tentativa de expansão, buscando incluir mais o passeio nas 7 Ilhas, vivência na Ilha Grande, e a primeira vinícola em Sergipe”. Diego ainda acrescenta que a infraestrutura do município tem melhorado nos últimos anos, destacando a revitalização na Bica dos Pintos e no Cristo Redentor, que é o mais antigo do país.
Diego Souza, assessor técnico de promoções turísticas da Fumctur
Fotos: Dani Souza
Fonte: Prefeitura de São Cristóvão