Na manhã desta terça-feira (01), o Museu de Arte Sacra foi palco de celebração em comemoração aos 13 anos da Chancela da Praça São Francisco como Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco com a cerimônia de lançamento do selo personalizado, iniciativa da Prefeitura de São Cristóvão que teve como principal parceira a empresa Correios de Sergipe.
A solenidade iniciou com uma apresentação cultural do grupo Samba de Coco da Ilha Grande, que trouxe a representativade da diversidade musical e artística da região. O público presente era diversificado, estava no espaço adolescentes da rede de ensino da cidade, que tiveram a oportunidade de vivenciar esse momento histórico e conhecer melhor a história da Praça São Francisco e sua importância cultural. A presença dos jovens reflete o compromisso de transmitir a herança cultural para as gerações futuras, garantindo a continuidade do zelo e da preservação do patrimônio local.
Grupo Samba de Coco da Ilha Grande
Estavam presentes e fizeram parte da carimbação do selo personalizado figuras como Josenito Oliveira, secretário do Desenvolvimento e do Trabalho e Presidente do Conselho Municipal de Turismo, além de estar representando o prefeito Marcos Santana; os vereadores Gibson Rodrigues e Marcus Lázaro; secretário de Infraestrutura Júlio Júnior; Alex Conceição, diretor de Artes da Prefeitura; Maíra Campos, superintendente do Iphan - SE; Sueli Pereira, pró-reitora de Extensão da Universidade Federal de Sergipe (UFS); Júnior Macário, representante da sociedade civil no comitê gestor da Praça São Francisco para a manutenção da Chancela; Adailton Andrade, presidente da confraria Sancristovense de História e Memória; Hernando Carlos, professor de História e Educação na EMEF Gina Franco.
O lançamento do selo comemorativo em homenagem ao aniversário da Chancela pela Unesco representa um marco significativo para a cidade. De acordo com o assessor técnico do superintendente dos Correios, José Derivaldo Batista, esse lançamento representa, acima de tudo, a disseminação da informação sobre uma cultura, uma arte e valores cristãos presentes na cidade, o que torna a cidade rica culturalmente. “O selo além de transportar essas informações, inclusive para outros países, serve de instrumento de informação para a população em geral. Então, a partir de hoje, a prefeitura de São Cristóvão poderá utilizar o selo em suas correspondências diárias, mas eu não tenho dúvidas que muita gente vai se interessar por ele, a arte ficou belíssima e com ótima qualidade”.
José Derivaldo Batista, assessor técnico do superintendente dos Correios
Os selos foram criados para comprovar o franqueamento de objetos postais, além de tornarem as correspondências mais atrativas, divulgando mensagens que auxiliam na disseminação de aspectos relevantes da cultura e da história do povo sancristovense. Os selos contribuirão, também, para o estabelecimento de intercâmbio entre pessoas, comunidades e nações. Ao total foram confeccionados 1212 selos, impressos em Brasília com papel da Casa da Moeda do Brasil.
A personalidade presente no selo foi elaborada pelo diretor de Arte do setor de comunicação da prefeitura de São Cristóvão, Alex Conceição. A arte compõe-se de traços delicados, ajustados em aquarela digital que faz referência aos diversos trabalhos manuais feitos por artistas da cidade. Segundo ele, a ideia foi trazer a arte do povo sancristovense estampada no selo.
“Trazer essa modernidade com a nossa cultura foi um trabalho muito legal para mim e muito bom de ser feito, principalmente depois do resultado, onde resolvemos estampar uma fotografia da Praça São Francisco com a técnica da aquarela, remetendo as artes dos nosso artesãos e a cultura que sempre está viva em nossa cidade”, declara Alex.
Alex Conceição recebendo o Selo carimbado das mãos do representante dos Correios
Representando o prefeito Marcos Santana, em seu momento de fala, Josenito Oliveira destacou que a Praça São Francisco é um espaço de eventos artísticos, religiosos e esportivos, espaço que assegura a todos e toda uma importante trajetória histórica. “Esse selo simboliza o reconhecimento da importância desta praça, como união e pertencimento por parte do nosso povo, hoje vamos carimbar, literalmente, essa importância nesse momento histórico que estamos vivendo aqui”.
Josenito Oliveira
Do mesmo modo, a superintendente do Iphan- SE, Maíra Campos, mencionou que o selo é uma forma especial de homenagear a importância histórica e cultural do local, assim como destaca a relevância da cidade de São Cristóvão ser a quarta cidade mais antiga do Brasil e a Praça São Francisco ser o único bem cultural de Sergipe com esse reconhecimento, o que traz pra cidade um diferencial em relação às outras no Estado. Destaca ainda, a relevância que as celebrações dessa semana estimulem o sentimento de orgulho e pertencimento aos moradores locais e que se consiga passar para os jovens essa mensagem de responsabilidade coletiva.
Maíra Campos
“Os gestores continuarão fazendo o seu trabalho de manter o espaço bem conservado, mas os moradores são peças fundamentais no processo de preservação e conservação, garantindo que as futuras gerações também possam desfrutar da Praça São Francisco, assim como a gente desfruta”, complementa Maíra.
Programação
02 de agosto
15h - Posse dos novos membros da Academia de Letras de São Cristóvão
Local: Biblioteca Lourival Baptista
03 de agosto
15 - Roda de conversa: empreendedorismo e turismo - Geração de renda em cidades históricas com o profº Joab Almeida e SEBRAE.
Local: Auditório do Paço Municipal
04 de agosto
15h - Mesa redonda - A praça e o museu: celebração dos 13 anos da Chancela da Praça São Francisco + Oficina “desvendando as letras do passado: leitura paleográfica de um manuscrito oitocentista de São Cristóvão” com a profª Verônica Nunes , profª Sayonara Viana e profª Renata Costa.
Local: Auditório do Museu de Arte Sacra de São Cristóvão
16h - Feira de São Criativos
17h - Filarmônica de São Cristóvão
18h - Xote Muleke
20h - Quadrilha Meu Xodó
Local: Praça São Francisco
Fonte: Prefeitura de São Cristóvão
Fotos corpo: Heitor Xavier