Desta sexta-feira (23) até o próximo domingo (25), o município de São Cristóvão receberá uma das maiores manifestações religiosas do nordeste. Com o tema “Nos passos de Jesus entendemos a nossa vocação”, a Romaria do Senhor dos Passos, possui mais de 200 anos de história e reúne anualmente cerca de 70 mil fiéis que vêm de várias partes do país para expressar sua fé na Cidade Mãe de Sergipe. 

Entendendo a importância do evento para a comunidade, a Prefeitura de São Cristóvão não mede esforços, investe e mobiliza diversas secretarias para atuar no evento religioso que em 2015 foi reconhecido como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do Estado de Sergipe. 

Segundo o prefeito Marcos Santana, a Romaria de Senhor dos Passos, assim como outras manifestações que ocorrem na cidade, como a Procissão do Fogaréu e os Tapetes de Corpus Christi, são eventos de importância fundamental que transcendem o aspecto religioso. Por essa razão, a Prefeitura considera indispensável o apoio a essas celebrações.

“O evento da Romaria de Senhor dos Passos possui uma importância que vai além do âmbito religioso, pois atrai visitantes que vêm para conhecer a celebração e isso, por consequência, acaba contribuindo para a geração de emprego e renda em nossa cidade. Portanto, a Prefeitura dedica-se com zelo e disponibiliza toda a logística necessária para garantir o sucesso desse acontecimento”, afirmou o gestor municipal.

Geração de renda

Além de gerar renda para aqueles que possuem comércios fixos na cidade, a Romaria de Senhor dos Passos também é fundamental para aqueles que possuem comércio ambulante.

Neste sentido, a Prefeitura realizou o cadastro de aproximadamente 200 vendedores ambulantes que ficarão espalhados em diversos pontos da cidade e de ramos distintos, dentre eles: alimentação, roupas e artigos em geral, artigos religiosos, isopor de mão, entre outros.


Apoio logístico e estrutural


Neste ano, a Prefeitura está investindo quase R$ 100 mil reais em toda parte estrutural do evento, que contempla equipamentos de som, iluminação, palco, banheiros, cadeiras e profissionais de segurança.

Na sexta-feira, o município disponibilizará água mineral para os romeiros que participarão da caminhada que sai da Igreja São Judas Tadeu (Capuchinhos), no Bairro América, em Aracaju, com destino ao Santuário de Nossa Senhora da Vitória. Para esta mesma caminhada, que terá início às 22h, a Prefeitura disponibilizará dez ônibus para fazer o transporte dos romeiros e haverá escalda-pés para os romeiros que fizeram o trajeto. 

Para acolher os romeiros, a Secretaria Municipal de Educação (Semed), disponibilizou duas escolas da rede municipal: EMEF Gina Franco e EMEF Frei Fernando. Além disso, a SMTT fará todo o controle do trânsito na região do Centro Histórico da cidade durante os dias da Romaria. 


Postos de saúde e alimentação

Por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), a Prefeitura irá disponibilizar café da manhã no domingo para os romeiros. Serão 5 mil pães, 2 mil copinhos de arroz doce e mungunzá, e 2 mil cafés distribuídos no Centro de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional (Cresan), na Praça do Carmo, a partir das 07h. Também haverá pontos de distribuição de água disponíveis na sede do Cresan, e na Casa da Costura Dona Zil, no sábado das 09h às 17h e no domingo das 08h às 12h. 

A Prefeitura também irá montar três postos de atendimento para os romeiros com equipes de saúde. Eles estarão localizados no Centro Histórico de São Cristóvão, nos seguintes pontos e horários: sábado (10h às 22h) e domingo (10h às 19h):  Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em frente à Praça da Matriz, e Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra), em frente à Praça do Carmo; Domingo (13h às 20h): Paço Municipal, em frente à Praça São Francisco.


Programação da Romaria


? 23/02- Sexta-feira

 

18h30- 4º ofício- Igreja do Carmo Menor- logo após Benção do Santíssimo

 

21h- Santuário São Judas Tadeu (Igreja dos Capuchinhos, Aracaju)

 

22h- Caminhada com o Senhor dos Passos com destino ao Santuário Nossa Senhora da Vitória

 

? 24/02- Sábado

Missas:

 

11h Matriz/ Santuário

 

16h Matriz/ Santuário (acolhida dos romeiros)

 

17h Igreja  do Carmo

 

19h Praça do Carmo, logo após a Procissão de Penitência


? 25/02- Domingo

 

Confissões:

 

Durante todo o dia no Convento do Carmo

 

Visita das Imagens

 

Igreja Matriz/ Santuário- Imagem do Senhor dos Passos

 

Igreja do Carmo Menor- imagem de Nossa Senhora das Dores

 

 

Missas

 

06h- Matriz/ Santuário

 

07h- Igreja do Carmo

 

08h- Palco ao lado da Matriz/ Santuário

 

08h- Gruta Nossa Sra. de Lourdes

 

09h- Igreja do Carmo

 

09h- Capela São João Batista

 

09h- Cristo Redentor

 

10h- Missa Solene (Santuário)

 

11h- Igreja do Carmo 

11h- Gruta Nossa Sra. de Lourdes

 

14h- Palco ao lado da Matriz/ Santuário

 

15h- Missa- Gruta Nossa Sra. de Lourdes

16h- Saída das imagens para o encontro e, em seguida, o Sermão do Encontro e o Cântico da Verônica.

19h- Missa de Encerramento na Praça do Carmo

 

Fotos: Heitor Xavier

Fonte: Prefeitura de São Cristóvão