Prefeitura Socorro

Na manhã desta segunda-feira, 22, a Prefeitura de Socorro, por meio da Secretaria Municipal de Turismo e Juventude e da Secretaria Municipal de Indústria e Comércio (Semic), realizou o 1° Workshop de Fortalecimento Econômico no setor do Turismo, no auditório do IFS Sergipe. A iniciativa foi destinada, prioritariamente, aos donos de bares e restaurantes, eles acompanharam palestras e puderam tirar dúvidas sobre investimento, qualificação e formalização dos comércios locais.

Durante o momento, representantes de segmentos privados, junto ao poder público municipal, buscaram fomentar o desenvolvimento do comércio e turismo local.

O secretário de Indústria e Comércio, Luís Carlos, ressalta que o município está vivendo um franco crescimento econômico, e o workshop contribui na preparação do ambiente de negócios. “Nós precisamos preparar toda a economia, todos os pontos, principalmente bares, restaurantes e o setor de eventos, para que eles entendam a necessidade de formalização, dando oportunidade a crédito e qualificação”, explicou.

Atuando na capacitação, qualificação e formalização dos microempreendedores, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) foi um dos parceiros do workshop e contribuiu diretamente no esclarecimento das dúvidas dos microempreendedores. “Queremos mostrar que qualquer autônomo pode ser MEI e que não são cobrados valores muito altos para a formalização, e nós temos o objetivo de fazer o empreendedor crescer independente do porte”, destaca a analista técnica do Sebrae Sergipe, Andreza Lisboa.

O turismo de experiência, que valoriza as vivências autênticas e locais, é um dos investimentos da Secretaria de Turismo e Juventude. Segundo o secretário da pasta, Junior Trindade, o turismo é, atualmente, o setor que mais emprega no Brasil, e investir em potenciais culturais, históricos e comerciais fomenta a valorização do município.

Somados em prol do desenvolvimento municipal, diversos setores da atual gestão contribuíram para a realização do evento. O diretor de Tributos, Carlos Feitosa, contribuiu com a elucidação de dúvidas sobre o registro formal das empresas junto à Prefeitura. Já a coordenadora da Vigilância Sanitária Municipal (Visam), Caroline Moura, contribuiu com orientações sobre boas práticas para a manipulação de alimentos em bares e restaurantes.