Vander Alves

O Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), começou a dar os primeiros passos para executar o projeto de revitalização do Vale dos Mestres, em Canindé do São Francisco, no alto sertão sergipano. Na segunda-feira, 17, foi realizada a primeira reunião no município com a presença de representantes da Setur, da Secretaria Municipal do Turismo, da ONG Centro da Terra, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (Icmbio), que faz parte do Ministério do Meio Ambiente (MMA), do Assentamento Adão Preto e do deputado federal João Daniel.

A reunião em Canindé serviu também para que os integrantes da Setur pudessem ver o espaço onde será edificada a infraestrutura de apoio para visitantes e turistas, a porta de entrada para o Vale dos Mestres. Segundo a engenheira ambiental da Setur, Thassia Luiza Santana Costa, a região está situada em Área de Proteção Ambiental (APA) Federal, sob gestão do Icmbio. “É uma região marcada pelas formações geológicas que definem os cânions do Rio São Francisco. Esse projeto, cuja parte teórica está elaborada, foi entregue juntamente com os recursos financeiros à Setur, para que ela possa licitar o projeto e gerir a execução dele”, explica Thassia.

  

De acordo com o secretário de Turismo, Marcos Franco, a reunião foi fundamental para traçar as primeiras diretrizes, que vão tirar o projeto do papel e recolocar o Vale dos Mestres como roteiro turístico em Canindé, cidade conhecida nacionalmente por causa dos cânions de Xingó. “É essencial a união de todos nesse projeto para o nosso setor, que é uma indústria sem chaminé, pois gera emprego e renda de imediato. Agora, precisamos detalhar o que deve ser feito para que o recurso seja usado corretamente, garantindo da forma mais rápida possível,que possamos executar essa obra”, afirma o secretário.

Para o deputado federal João Daniel, responsável por destinar emenda parlamentar da ordem de R$ 1,3 milhão para a construção da infraestrutura do local, é muito importante ter um projeto de base comunitária com respeito ao meio ambiente, numa parceria entre os governos federal, estadual e municipal, além de entidades não governamentais e iniciativa privada. “Trata-se de um projeto de valorização da parte histórica que temos aqui na região, no Assentamento Adão Preto. E podermos iniciar esse projeto com uma emenda de mais de R$ 1 milhão é ainda mais promissor. Queremos concretizar esse projeto que valoriza a vida, a natureza e o ecoturismo, e que vai deixar renda para a comunidade, para o município de Canindé”, argumenta.

Turismo de natureza

Vale destacar que a ONG Centro da Terra é a responsável pelo projeto arquitetônico e de estudo de capacidade de carga e das trilhas. “Tivemos a preocupação de envolver todas as partes interessadas, como a população dos assentamentos, que foi ouvida, possibilitando o diálogo. Chegou-se a esse projeto que temos hoje, cujo foco é o turismo de natureza, o ecoturismo. Quando tiver a infraestrutura, o Vale dos Mestres, que tem três sítios arqueológicos, vai ser exemplo de roteiro ecoturístico. Mais do que isso: terá a identidade resgatada de maneira grandiosa”, ressalta Elias Silva, presidente da ONG Centro da Terra.

O Icmbio, por sua vez, é o órgão ambiental brasileiro responsável por propor, implantar, gerir e proteger as unidades de conservação federais. Segundo Emerson Leandro Costa de Oliveira, gestor do Icmbio - Paulo Afonso, foi exatamente por sugestão da entidade, por meio de um parecer, que surgiu a ideia de revitalizar o Vale dos Mestres. Ele solicita, inclusive, que o Governo do Estado busque maneiras de tornar mais célere o processo de licenciamento.

O prefeito de Canindé, Josenildo Almeida do Nascimento, mais conhecido como Pank, destacou a importância do projeto de revitalização do Vale dos Mestres, o que, na opinião dele, vai valorizar ainda mais o turismo no município. “O povo de Canindé agradece. Aproveito para dizer que estamos de portas abertas para todos vocês e para as pessoas que queiram conhecer e usufruir da nossa cidade”, comenta. A secretária municipal do Turismo, Tereza Raquel Carvalho, complementa: “Quero parabenizar a gestão de Fábio Mitidieri, por meio da Setur, que tem priorizado o turismo em nosso estado, que estava adormecido. Agora, vejo que o turismo de Sergipe está de volta”.

Mais presenças

Também estavam presentes na reunião o coordenador de Desenvolvimento de Programas e Captação de Negócios Turísticos da Setur, Caio Lucas Moura Morais; o secretário da OGN Centro da Terra, Estévão Colares; a presidente da Associação Flor de Mandacaru de Mulheres Artesãs, Ivone Alves Feitosa; o representante dos assentamentos do MST em Canindé, José Iris da Silva; idealizador do Projeto Vale dos Mestres, Edésio Monteiro; os vereadores Kleber Feirosa, Rosivaldo Oliveira, mais conhecido como Rosivaldo do Padre Cícero, Joelton de Souza Cruz, o Ninho da Saúde, e Eliel Caetano Torres, entre outros participantes.  

 

Fonte: Setur/SE

Fotos: Vander Alves