A Rota Engenho está classificada entre os 7 roteiros selecionados pelo projeto Experiências do Brasil Rural (“Pesquisa Aplicada na Área de Agricultura Familiar e Circuitos Turísticos”), é resultado de uma parceria entre o Ministério do Turismo - MTur, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - MAPA e a Universidade Federal Fluminense - UFF, busca fomentar e apoiar o desenvolvimento do turismo em áreas rurais, por meio de um trabalho focado nos produtos associados ao turismo e que se encontrem dentro de roteiros ou rotas turísticas.
Incialmente foram 16 rotas ou circuitos turísticos inscritos, para mediantes os critérios de seleção conhecer, classificar e selecionar até 08 (oito) roteiros turísticos em todo Brasil.
A Rota do Engenho foi idealizado pelo Empresário Fábio Dickison em 2017 e desde 2019 é gerida também pela Turismóloga Patrícia Carneiro Cunha . Atuando na região sul de Sergipe, diretamente nos munícipios de Indiaroba e Santa Luzia do Itanhy, vem trabalhando toda cadeia produtiva, valorizando desde a marisqueira, o pescador, o apicultor, o agricultor e artesão, além de todos os empresários integrantes da Região.
Para Patricia Cunha, turismóloga, é praticamente um prêmio, estar entre os 5 do Brasil contando a história de nosso povo, é muito bom, e o melhor é saber dos benefícios que esse projeto pode trazer.
Já para Fabio Dickosn “é a realização de um sonho! Com essa seleção e a vinda destes profissionais do MTur, do MAPA e da UFF quem ganha é todo Sergipe!”.