Acordo envolve os municípios de São Domingos, Macambira e Campo do Brito; projeto  viabilizará a implantação da Rota da Farinha e terá impacto positivo para o turismo em Sergipe
 

O Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), assinou Termo de Cooperação Técnica com as Prefeituras de Campo do Brito, Macambira e São Domingos, visando a realização de estudo de viabilidade para a criação de Unidade de Conservação Ambiental em área comum aos três municípios e sua efetiva implantação. A reunião para a assinatura aconteceu na manhã desta terça-feira, 29, na sede da Setur. O acordo teve a interveniência da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Ações Climáticas (Semac). Vale destacar que essa unidade trará impactos positivos para o turismo em Sergipe, pois vai complementar, por meio do ecoturismo, a implantação da Rota da Farinha.

O presidente da Organização Não Governamental (ONG) Centro da Terra, Elias Silva, que participou da reunião, destacou que o dia da assinatura do termo foi histórico, pois é resultado de uma espera de 12 anos. “A ONG vem acompanhando essas tratativas há várias gestões estaduais para concretizar a criação da Unidade de Conservação Ambiental naquela região. Agora, veio. É um marco histórico. É um dia de comemoração”, celebrou.

O secretário de Estado do Turismo, Marcos Franco, agradeceu a todos pela colaboração na execução desse projeto tão almejado pelos municípios, que culminou na assinatura do Termo de Cooperação Técnica. “É preciso unir forças para desenvolver o turismo em nosso estado, pois se trata de um setor que gera emprego e renda de imediato, contribuindo de maneira fundamental para movimentar nossa economia. Destaco, também, as Parcerias Públicos-Privadas (PPP), que são muito importantes nesse contexto”, avalia o secretário, que citou a parceria com o Banco do Nordeste nesse projeto.

Mostrando-se bastante feliz, a secretária de Estado do Meio Ambiente, Deborah Dias, considerou a assinatura do termo como o pontapé inicial para a execução do projeto, que envolve Macambira, Campo do Brito e São Domingos. “Minha felicidade não é somente em relação ao meio ambiente em si, que será conservado, mas também ao fato de que se trata de um compromisso de governo que está sendo cumprido. Para nós, é uma realização. E estamos à disposição para que esse processo seja célere, rápido”, declara.

Entusiasmo

Assim como o secretário Marcos Franco, o prefeito de Macambira, José Carivaldo de Souza, também destacou a importância da criação da Unidade de Conservação Ambiental para a futura geração de postos de trabalho e de rendimentos para as pessoas daquela região. “Será muito bom para os municípios, porque o que precisamos é da geração de empregos. Essa unidade e a implantação da Rota da Farinha vão trazer muitos empregos, porque o turismo emprega muita gente. Precisamos de emprego, de trabalho para o nosso povo”, afirmou.

O prefeito de São Domingos, José Wagner Alves de Oliveira, mais conhecido como Binho, ressaltou que a celebração do Termo de Cooperação Técnica foi muito importante, porque, segundo ele, simboliza o início do fomento ao turismo nos três municípios. “Isso vai ajudar a fomentar a questão turística, bem como trará maior distribuição de empregos, de geração de renda para os nossos munícipes. Fico muito feliz de participar disso, porque tenho certeza de que, futuramente, São Domingos será vista como uma cidade potencializadora do turismo”, comentou, cheio de entusiasmo.

Representando o prefeito de Campo do Brito, Marcell Moade Ribeiro Souza, o diretor de Meio Ambiente, Daniel Alves Tavares, também destacou que o encontro foi de extrema importância por viabilizar a Unidade de Conservação Ambiental. “Esse termo é um ponto inicial para que, lá na frente, tenhamos um espaço que seja fiscalizado, monitorado, e a nossa economia local possa se desenvolver por meio da conservação ambiental”, opinou. E completou: “Paralelamente a isso, nós estamos, também, desenvolvendo a Rota da Farinha. Esse estudo da viabilidade da área de conservação tem que andar concomitantemente junto a esse novo roteiro, para melhor conservação do meio ambiente e o desenvolvimento do município”.

Rota da Farinha

A Rota da Farinha passa pelas principais rodovias estaduais da região – SE-170, SE-240 e SE-255 –, que cortam os municípios de Campo do Brito, Macambira e São Domingos, perfazendo uma extensão de 80,6 quilômetros. Além das belezas naturais, como a famosa Serra da Miaba, em São Domingos, há atrativos que remetem à cultura, à economia e ao social da região, a exemplo das mais de 600 casas de farinha ao longo do percurso. Assim, o novo roteiro vai proporcionar o turismo de experiência imersiva, unindo trilhas, cachoeiras, visitas guiadas às casas de farinha da região e degustação da culinária típica local.

Fonte e Fotos: Setur/SE