Movimento será realizado de 1 a 15 de setembro e envolverá 33 bares e restaurantes

De 1 a 15 de setembro será realizada em todo o país a 18º edição da Semana do Pescado. A ideia da campanha é reunir toda a cadeia produtiva com o objetivo de fomentar e desenvolver o consumo desse produto no varejo e food service brasileiro. Em Sergipe o movimento conta com a adesão de 33 bares e restaurantes, que durante todo o período irão indicar um item de seu cardápio para divulgação e comercialização.
A iniciativa busca também consolidar uma terceira época de grande consumo do pescado, além da Semana Santa e do Natal, e instituir uma cultura duradoura de promoção de peixes e frutos do mar. Um outro foco do movimento é conscientizar o público sobre os benefícios destes produtos, ricos em proteínas, sais minerais, vitaminas e ômega 3.
A proposta de trabalhar junto aos bares e restaurantes se dá pela importância desse segmento para o setor de pescado. Cerca de 60% de toda a produção nacional é direcionada ao segmento de alimentação fora do lar. Além disso, as ações de promoção dos peixes e frutos do mar realizadas na campanha refletem em um significativo aumento do consumo. Relatos em edições anteriores apontaram aumento de vendas superiores a 30%.
“Quando falamos em pescado as pessoas associam apenas ao peixe, mas o termo diz respeito ás espécies marinhas, de água doce ou salgada e criadas em cativeiro ou não. Isso também envolve milhares de produtos que já estão em nosso cotidiano, como crustáceos e moluscos. Queremos com essa campanha desmistificar alguns algumas questões, como a de que esses produtos são difíceis de serem preparados e de que seu consumo deve priorizado apenas em datas especiais, como a Quaresma”, explica a analista técnica do Sebrae, Luciana Oliveira.


Consumo ainda é pequeno
Dados do IBGE mostram que apesar de todos os benefícios, o consumo de pescado no Brasil ainda é baixo. Somente em relação à ingestão de peixes, cada brasileiro consome em média sete quilos por ano, número abaixo dos doze quilos recomendados pela Organização Mundial de Saúde.
Já em relação à produção, o Brasil já foi considerado o país com maior potencial para o desenvolvimento da pesca e aquicultura. Hoje, ocupa apenas a 13ª posição na produção de peixes em cativeiro e é o 8º na produção de peixes de água doce. De acordo com a Associação Brasileira de Piscicultura (Peixe BR), a piscicultura brasileira avançou 5,93% em 2020, registrando uma produção de 802 mil toneladas, gerando uma receita de R$ 8 bilhões e cerca de um milhão de empregos diretos e indiretos.
A Semana do Pescado ocorre anualmente na primeira quinzena de setembro e possui como foco ações promocionais e eventos gastronômicos. Em Sergipe as ações são promovidas por meio de uma parceria entre o Sebrae, a Fecomércio e a Abrasel/SE. Em âmbito nacional a campanha também conta com o apoio de associações nacionais de pesca e de criadores de camarão, além do Ministério da Agricultura e Associação Brasileira de Supermercados.