Na quarta-feira, 22, o Centro de Convenções AM Malls foi palco de discussões cruciais sobre o turismo de eventos durante o painel "Captação de Eventos em Sergipe: O Momento é Agora". A atividade aconteceu paralelamente ao XXV Congresso Brasileiro de Recursos Hídricos e I Fórum Latino-americano da Água.
Momento de unir forças
Com a presença de renomados profissionais do setor, agentes públicos, presidentes de conselhos, entidades associativas, pesquisadores e empresários do trade turístico, o encontro promoveu um debate aprofundado sobre as potencialidades e desafios que permeiam essa importante vertente da economia e o papel de cada um dos entes para o seu desenvolvimento.
Jorge Fraga, secretário de Turismo de Aracaju, saudou a iniciativa ressaltando a importância da união de esforços. "O turismo de eventos é um dos pilares para o crescimento do setor em Sergipe. Eventos bem-sucedidos não apenas atraem visitantes, mas também geram receitas e promovem o desenvolvimento local. Estamos comprometidos em fortalecer parcerias e dialogar para potencializar essa atividade em nosso estado", declarou o secretário.
Um dos palestrantes da atividade, Leonardo Vieira, diretor Comercial do Centro de Convenções de Florianópolis e fundador da Câmara Brasileira de Centros de Convenções, Pavilhões e Espaços de Eventos, destacou a relevância de discutir estratégias para a captação de eventos no estado.
"Nos próximos anos vocês poderão presenciar um crescimento considerável no hub setorial dos eventos em Sergipe. Enquanto profissional com mais de 25 anos de experiência no mercado eu posso afirmar que Aracaju, com esse Centro de Convenções reformado, com essa riqueza natural e gastronômica e contando com a boa vontade do poder público estadual e municipal, como está acontecendo agora, tem tudo para explorar significativamente uma boa parcela desse mercado. Há aqui uma confluência de fatores que tornam o destino extremamente atrativo. É fundamental consolidar parcerias e pensar estrategicamente a captação de eventos para atrair de fato essas oportunidades", ressaltou.
Mercado do turismo de eventos
Segundo dados da Abrape, com 654.183 empresas, o setor de eventos gera aproximadamente 3.205.550 empregos, representando 6,6% do total de empregos gerados no Brasil e tem uma considerável massa salarial de 71,8 bilhões de reais.
A diretora do Centro de Convenções AM Malls, Rafaella Mamede, destacou o papel central do centro na promoção dessas discussões.
"O evento reforça nosso compromisso em ser um agente ativo na promoção do turismo de eventos e negócios em Sergipe. Esse segmento impacta positivamente 52 setores da cadeia produtiva. Estamos empenhados em criar um ambiente propício para a realização de grandes eventos e estamos com a estrutura preparada para recebê-los, mas acreditamos que o processo de captar eventos para nosso estado deva ser feito de maneira conjunta. Hoje abrimos nossa casa para receber parceiros do trade, agentes públicos e presidentes de entidades. Foi um momento excepcional de diálogo, de bate-papo, pois acreditamos que só com a união e o trabalho coletivo poderemos aproveitar as oportunidades que o setor de eventos tem proporcionado ao nosso estado, sobretudo com essa confluência de fatores positivos de que tanto falamos hoje aqui”, afirmou.
Grandes eventos nacionais em Sergipe
Estima-se que o XXV Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos (SBRH) e o I Fórum Latino-americano da Água injetaram na economia da capital sergipana cerca de 40 milhões de reais, além de mais de 700 empregos gerados.
Rodrigo Cordeiro, organizador do SBRHidro e renomado especialista do setor, que já acumula em seu currículo mais de mil eventos realizados, entre eles o 8º Fórum Mundial da Água - o maior congresso já realizado no Brasil - foi um dos palestrantes convidados.
Para Cordeiro: "Além dessa importante contribuição para a economia local, a captação de eventos deixa todo um legado intelectual, científico e cultural. Aracaju tem se mostrado um destino surpreendente. A receptividade do povo sergipano, o suporte que temos recebido na cidade, as riquezas culturais, a segurança, a organização da cidade, e sobretudo esse ar de novidade, de ter ficado tanto tempo fora do mercado por conta da ausência do centro de convenções, farão esse lugar deslanchar no mercado. Aqui tem tudo que os congressistas mais desejam para um destino de eventos”.
Hugo Julião, diretor de Captação de Eventos do projeto Viva Aracaju, expressou seu entusiasmo pelo debate. "Eventos bem planejados e executados têm o poder de impulsionar a economia local, além de promover a imagem da cidade e do estado. A captação de eventos é uma estratégia que envolve toda a comunidade e setores governamentais e privados. Parabenizo o Centro de Convenções pela excelente organização deste debate, foi um momento ímpar de discussão do turismo nesses últimos anos", declarou.
O evento "Captação de Eventos em Sergipe: O Momento é Agora" representa um marco significativo nas discussões sobre o futuro do turismo de eventos no estado. As reflexões e estratégias discutidas prometem orientar ações futuras para consolidar Sergipe como um destino de destaque no cenário nacional para a realização de eventos de grande porte.
Fonte: Allan Araujo - Assessoria de Comunicação