Embrapa

Na última semana, entre os dias 18 e 20, representando a Secretaria de Estado Turismo (Setur), a turismóloga Raquel Melo, e a assessora de turismo Léa Duarte, acompanharam uma equipe de pesquisadores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)/Unidade Maceió-AL, que esteve nos municípios de Itabaiana, Campo do Brito e São Cristóvão para uma visita técnica, tendo em vista a execução do projeto Potencializando o turismo em paisagens alimentares da região Nordeste do Brasil. O objetivo é conhecer rotas voltadas ao turismo gastronômico que possam ser avaliadas pelo comitê gestor do projeto de pesquisa e desenvolvimento sobre turismo nos locais visitados.

Na visitação ao município de Itabaiana, a equipe esteve no Povoado Carrilho, e na casa de farinha localizada na praça de eventos da cidade. Em Campo do Brito, visitaram as casas de farinha no Povoado Gameleira, e também a Cooperativa dos Produtores de Farinha de Mandioca (Coofama). Já em São Cristóvão as visitas contemplaram o Centro Histórico, o Povoado Pedreiras e Ilha Grande, onde a equipe pôde acompanhar a fabricação de bolachas de goma, queijadas e compotas de doces.

Além da Setur, a Universidade Federal de Sergipe (UFS/SE) também é parceira deste projeto que tem o propósito de apoiar o desenvolvimento de estratégias de valorização ambiental e social de paisagens alimentares, com vistas ao seu uso turístico de forma sustentável e com a segurança exigida no cenário pós-pandemia.

Estavam presentes nessa visitação, o analista da Embrapa, Aluísio Goulart; a pesquisadora da Embrapa, Patrícia Bustamante; o chefe de pesquisa da Embrapa, Ricardo Elesbão; a jornalista da Embrapa, Nadir Rodrigues; o assistente da Embrapa, Oguimar Silva; e o professor do Departamento de Turismo da UFS/SE, Denio Azevedo.

Fonte: Setur