Matheus Moura

O secretário de Estado do Turismo, Sales Neto, reuniu-se nesta quinta-feira (24), no Museu da Gente Sergipana, com o presidente da Associação Brasileira das Instituições de Pesquisa Tecnológica e Inovação (Abipti), Paulo Rogério Foina; o vice-presidente, Diego Silva Menezes; e a diretora-executiva Flaudemira Araújo Paula. O motivo da reunião foi o apoio do Governo do Estado e alinhamento de ações voltadas à realização da 10ª edição do Congresso Abipti,  que acontece em maio, na Universidade Tiradentes, em Aracaju, e terá como tema principal “Ciência, Tecnologia e Inovação: A Tríade do Desenvolvimento para redução de assimetrias regionais”.

“Um dos pilares das sociedades modernas é a área de ciência e tecnologia, e o apoio às iniciativas que venham incentivar, fortalecer e propagar a área de ciência e tecnologia é um dever da sociedade como um todo, não só do poder público, mas também da iniciativa privada e da sociedade civil, porque afeta diretamente na qualidade de vida pessoas. O Governo do Estado foi procurado pelos organizadores desse importante evento que vai acontecer em maio em nosso estado, e aquilo que estiver dentro das nossas possibilidades será disponibilizado para que aconteça com o sucesso que esse evento merece”, destacou o secretário Sales Neto.

Durante a reunião, Paulo Rogério Foina explicou que a associação tem como missão principal a defesa dos interesses dos Institutos de Ciência e Tecnologia (ICTs) e que a realização do evento reafirma a importância da pesquisa tecnológica e da inovação para o desenvolvimento econômico e sustentável do país. Diego Silva Menezes, que além de vice-presidente da Abipti, também é presidente do Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP) - principal parceiro institucional do evento- complementou que esse congresso também tem o intuito de intensificar o turismo acadêmico por entender que a academia tem esse potencial de desenvolvimento de diversos eventos que são atrativos. “Saímos dessa reunião muito esperançosos de que teremos todo o apoio necessário do Estado para fazermos um grande evento. Sabemos do potencial que Sergipe tem para receber e mostrar o que nós fazemos, sendo um protagonista dentro do Nordeste do que produzimos de conhecimento científico e formação de recursos humanos qualificados, e através da temática acadêmica num evento científico, as pessoas são convidadas a conhecerem o estado, e a partir daí se encantar, voltar e desfrutar tudo de bom que temos aqui: as pessoas, a culinária e a nossa cultura que é riquíssima e belíssima”, destacou.

“Esse congresso é uma iniciativa de caráter nacional e uma promoção para o estado e para a Unit e, em razão disso, estamos no contato com as pessoas de maior expressão de Brasília e daqui para que possamos fazer um grande trabalho, e envolver os estados do Nordeste e toda sociedade sergipana”, destacou o reitor da Universidade Tiradentes, Jouberto Uchôa de Mendonça, também presente na reunião.


Fonte: Autimira Menezes/ Setur