Erick O’Hara

A Secretaria de Estado do Turismo (Setur) realizou visita para identificar os potenciais turísticos do município de Porto da Folha, com a intenção de construir a formatação de produtos turísticos de forma organizada. 

A visita técnica surgiu de um convite formulado pelo prefeito Miguel Feitosa e do Secretário de Cultura e Turismo da prefeitura de Porto da Folha, Júnior de Manezinho, interessados em fazer uma parceria com o governo do estado para fomentar a atividade turística na cidade.

A primeira etapa da iniciativa se dará por meio da produção de um inventário, documento que será elaborado pela equipe técnica da Setur, em parceria com a Secretaria de Cultura e de Turismo de Porto da Folha. 

Cumprindo agenda no município, o secretário do Turismo, Sales Neto, conheceu a sede do Clube do Vaqueiro, entidade que representa a tradição e cultura de Porto da Folha. 

Na oportunidade, também foi abordada a construção do Museu do Vaqueiro, que preservará a cultura e as tradições do município no que diz respeito às vaquejadas, para onde devem ser destinados recursos provenientes de uma emenda parlamentar do deputado federal Fábio Mitidieri que também participou da visita técnica. 

“O município de Porto da Folha é rico em tradições culturais, como a Festa do Vaqueiro. Existem também outros atrativos com muitos potencial a ser desenvolvidos e impulsionados, a exemplo da Tribo Xocó, da Ilha do Jesuíta, da Ilha do Ouro e da rota do Aiól, que engloba o Morro do Aiól e Pedra Vermelha. Precisamos fazer um inventário documentando todas essas potencialidades, para posteriormente transformá-las em um produto atrativo. Nossa equipe já está focada nesse propósito. É preciso criar também infraestrutura, e o governador Belivaldo Chagas está investindo na reconstrução total da rodovia que dá acesso ao município”, frisou o secretário. 

A equipe da Secretaria de Turismo visitou também  a Casa Grande, para a qual a comunidade de Ilha do Ouro busca apoio visando sua restauração e transformação em Casa da Cultura e Turismo. 
A medida tem o propósito de fomentar a atração turística na localidade, incorporando sua importância histórica: a casa data do século XVI, tendo sido construída com o objetivo de hospedar o imperador Dom Pedro II.

O secretário também visitou o Morro do Cruzeiro, em torno do qual a administração pretende fomentar o turismo religioso. Também conversou com comerciantes e empresários locais, com o propósito de promover o desenvolvimento do turismo na localidade, além de conhecer as belezas naturais do Rio São Francisco através de um passeio de barco no atrativo conhecido como Rota do Aiól.

“Quero agradecer a vinda do secretário Sales Neto, para que possamos apresentar as atividades turísticas em nosso município e para  fomentar o turismo e a geração de emprego e renda. Queremos agradecer também ao Governo do Estado por reconstruir uma rodovia que estava totalmente desgastada. Esse asfalto novo vai alavancar o turismo em nossa cidade, é um sonho e  uma realidade para o nosso município” afirmou o Prefeito de Porto da Folha, doutor Marcos.

Também estiveram  presentes na visita o deputado federal Fábio Mitidieri, secretários municipais de Porto da Folha e o prefeito Dalminho, de Belo Monte (AL).

Foto: Erick O’Hara

-- 
Edicarlos Queiroz
Assessoria de Comunicação-Setur/SE