Iniciativa faz parte da ação de promoção da cadeia produtiva do turismo do estado
A Secretaria de Estado do Turismo (Setur) vai promover a ‘Casa dos Saberes e Fazeres’ entre os dias 21 de junho e 9 de julho, no Oceanário de Aracaju, na Orla da Atalaia. O objetivo é contribuir para a promoção e o desenvolvimento sustentável da cadeia produtiva do artesanato e gastronomia sergipanos.
De acordo com o secretário de Estado do Turismo, Marcos Franco, o evento oportuniza dar visibilidade às pessoas que representam a culinária e o artesanato dos municípios envolvidos na ação. A intenção, ele explica, é que não somente a produção seja evidenciada, mas, também, as histórias que existem por trás dos pratos e de cada peça de artesanato.
Marcos Franco considera que é importante destacar que o evento começa no período de férias escolares. “Isso possibilita aos jovens conhecerem a gastronomia típica produzida com tanto amor, como a maniçoba de Lagarto; o biscoito Carlota de Cedro de São João; as queijadas de São Cristóvão; o aratu na palha e os orgânicos de Salgado; assim como o artesanato representado por esses municípios”, explica.
Apresentações
O evento também vai contar com apresentações folclóricas, de quadrilhas juninas e de trios pé de serra. Haverá, ainda, a realização de oficinas de artesanato voltadas à confecção de bonecas em palha do milho, ministradas por duas artesãs de Simão Dias, no Centro-Sul Sergipano, além de duas oficinas de culinária típica realizadas pela Megga Atacadista.
Aberta ao público de terça-feira a domingo, das 13h30 às 17h, a ‘Casa de Saberes e Fazeres’ tem entrada gratuita – o acesso é pela lateral do Oceanário. Esse evento conta com o apoio da Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo (Seteem), Fundação de Cultura e Arte Aperipê de Sergipe (Funcap/SE), Projeto Tamar, Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Sergipe (Fecomércio/SE), Centro de Convenções AM Malls Sergipe, Sebrae Sergipe e Megga Atacadista.
Fonte e fotos : Setur /SE