Matheus Moura

Com o objetivo de levar informações de prevenção e sensibilização aos gestares e profissionais que compõem a cadeia produtiva do turismo em todo o Estado, a Secretaria de Estado do Turismo promoveu nesta terça-feira, 5, o Seminário de Prevenção à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes no âmbito da Atividade Turística. O evento foi realizado no auditório do Museu da Gente Sergipana, onde contou com a presença de representantes de órgãos e instituições que trabalham em defesa dos direitos das crianças e de adolescentes.


 
Para o secretário de Estado do Turismo, Sales, Neto, abordar este assunto é de suma importância. Ele enfatiza que em seu trabalho como gestor é necessário ter um olhar que não seja única e exclusivamente para a atividade fim. Obviamente que o foco maior é para a atividade fim, mas que precisa ter também esse olhar para os assuntos considerados satélites que são igualmente são importantes, e o gestor precisa identificar da devida importância. “Esse é um trabalho que estamos desenvolvendo aqui, e que infelizmente ficou parado durante o período da pandemia, mas estamos reiniciando também para acompanhar a retomada do movimento turístico no nosso Estado e prevenir. Não temos ainda em Sergipe uma situação preocupante nesse sentido de exploração sexual de crianças e adolescentes no âmbito do turismo, e não queremos que aconteça, embora saibamos que infelizmente ocorra em outros estados. Esse tipo de visitante que eu não chamo nem de turista, Sergipe não quer aqui. Não dá para coexistir esse tipo de visitante que vem à procura da exploração sexual com o turismo de qualidade. Esse tipo de pessoa tem que estar atrás das grades”, destacou.


 
“Tratamos exatamente a questão da responsabilidade de cada um como define o preceito constitucional no tocante à proteção dos direitos da criança e do adolescente, assim como questões relacionadas à possibilidade real da prática do turismo sustentável, ou seja, um turismo responsável que gere renda, que promova a sociedade no sentido de garantir que o turismo aconteça, e que os turistas sejam recebidos, mas distantes dessa questão da exploração sexual de crianças e adolescentes”, considerou a secretária da Educação de Nossa Senhora do Socorro, Josevanda Mendonça Franco.
 
“É de extrema importância resgatar esse movimento de diálogo com a sociedade sobre um tema que é emblemático. Também quero parabenizar a Setur por estar retomando essa pauta é que é tão importante para a proteção de crianças e adolescentes aqui em nosso Estado”, afirmou a diretora de Assistência e Desenvolvimento Social DADS/SEIAS, Inácia Batista de Brito.
 
O secretário de Cultura de Macambura, Ita Anderson, também foi prestigiar o seminário. “Que o turismo venha, mas pelas nossas belezas naturais e não por esse tipo de segmento que não interessa para o município Macambira, para o nosso Estado. Estamos atentos a isso em nosso município já que fazemos parte de um roteiro turístico que é a Rota da Farinha”, disse. 


 
O diretor de Turismo de São Domingos, Daniel Tavares também elogiou a iniciativa e enfatizou que trata-se de um tema bastante importante porque a exploração sexual de crianças e adolescentes associadas ao turismo infelizmente acontece em alguns lugares do país, mas que Sergipe está atento a isso para que não venha a acontecer no Estado.
 
“Fiquei bastante feliz em participar de um evento como esse, que traz à luz um  problema que existe no mundo todo, e Sergipe mostra sua preocupação. Está de parabéns o secretário Sales Neto, o próprio Governo do Estado que através de um evento como esse demonstra que é necessário o enfrentamento desse problema com conscientização e com justiça. É muito importante que o turismo de Sergipe esteja pronto para enfrentar a exploração sexual de crianças e adolescentes“, salientou o secretário de Cultura, Turismo e Igualdade Racial de Laranjeiras, Plácido Lyra.
 
 Programação do Seminário 


 
A programação do seminário contemplou a apresentação de três palestras: Infância & Turismo Sustentável, apresentada pela Conselheira Municipal dos Direitos da Criança e do Adsolescente, Josevanda Mendonça Franco; Apresentação da Rede de Proteção de Crianças e Adolescentes do Estado de Sergipe, apresentada por Inácia Batista de Brito, de Assistência e Desenvolvimento Social DADS/SEIAS; Atividade Turística no contexto social e econômico, por Dênio Santos Azevedo, professor do Departamento de Turismo da Universidade Federal de Sergipe; e Apresentação do Levantamento simplificado do Contrato de Enfrentamento à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes finalizado em 2019, exibido por Thassia Luiza Santana 

Fonte : Pietro Lobo - Estagiário da Ascom/Setur