O Sistema Comércio/Sesc/Senac participou de 15 a 17/12, da 7ª edição do Salão Nacional do Turismo, realizado na arena BRB Mané Garrincha, em Brasília (DF). O evento, fruto da parceria entre o Sesc/Senac e o Ministério do Turismo (MTur), reuniu 27 estados e apresentou a diversidade continental do país a brasileiros e estrangeiros. A ideia das instituições promotoras foi mobilizar, divulgar e promover a comercialização de roteiros, experiências e produtos turísticos desenvolvidos nos estados.
Segundo o MTur, o Salão recebeu por dia, cerca de dez mil visitantes que tiveram a oportunidade de explorar a gastronomia tipicamente brasileira e conhecer os produtos, as festas populares e as manifestações culturais de todas as regiões do Brasil.
O Sesc Sergipe marcou presença na programação cultural do Salão Nacional e se destacou com as apresentações do Grupo Parafusos na abertura do cortejo folclórico e no encerramento do evento no espaço principal do Palco Sesc.
O Grupo Parafusos, fundado em Largarto/Se, há mais de um século, foi declarado Patrimônio Histórico, Cultural e Imaterial de Sergipe em 2020 por ser o único no Brasil. Sua origem data de 1897.
No estande pedagógico, o Senac brilhou com o chefe sergipano Samuel Davi. Ele apresentou o escondidinho de charque com geleia de mangaba, fruto típico da região, acrescentando assim um sabor especial e único na preparação.
A diretora regional do Sesc, Aparecida Farias, representou a instituição no Salão Nacional e destacou a relevância do evento e a importância do Sistema Comércio/Sesc/Senac está presente nesses espaços onde o Brasil pode mostrar o potencial turístico existentes nos grandes centros e no interior do país.
“O Projeto Vai Turismo, é uma iniciativa extraordinária da Confederação Nacional do Comércio (CNC) e está na pauta do presidente da Fecomércio/Se, Marcos Andrade. Ele tem buscado parcerias junto às prefeituras e sociedade civil, visando impulsionar o turismo no Estado e estruturar os atrativos turísticos do interior sergipano”, disse Aparecida Farias.
Fonte e fotos: Sesc/SE