Handler

O município de Estância possui belezas naturais, culturais e arquitetônicas únicas. Berço da Cultura Sergipana e com forte tradição na realização dos festejos juninos, a cidade busca se consolidar como a primeira opção em turismo no estado de Sergipe. 

Para aproveitar todas as suas potencialidades o Governo Municipal, por meio da Secretaria Municipal da Cultura e do Turismo (SECULTUR), tem atuado em várias frentes para vocacionar a cidade para o turismo cultural, além do já consolidado turismo de Sol e Praia. Com esse olhar voltado para a inovação e elaboração de novos roteiros turísticos, ocorreu na manhã desta sexta-feira,16, na sede da SECULTUR, um encontro com o corpo técnico do Serviço Social do Comércio (Sesc). Na oportunidade, foi apresentado e discutido com o corpo técnico do Sesc a elaboração de roteiros culturais em Estância. 

Para testar a viabilidade desse roteiro, foi ofertado ao grupo um passeio guiado pelos principais atrativos existentes na sede do município. O ponto de partida foi a Praça Barão do Rio Branco, coração da cidade e palco da efervescência cultural. Na oportunidade o grupo foi recepcionado pelo Prefeito Gilson Andrade (PSD) e secretários da gestão Municipal. Após as boas-vindas do chefe do executivo, o grupo seguiu a bordo da "Marinete do Forró" passando por todo o centro histórico da cidade. Durante o percurso foi apresentada a Catedral Diocesana, o Casarão onde a comitiva do Imperador Dom Pedro II ficou hospedada, sede da centenária Lira Carlos Gomes, e os casarios com sua azulejaria portuguesa. Já que a Princesa do Piauitinga ostenta a orgulhosa posição de segunda cidade com maior número de azulejaria portuguesa

O passeio seguiu pela histórica Vila Operária do bairro Santa Cruz, e foi encerrado no bairro Porto D' Areia. Além dos trapiches, o bairro carrega uma importância cultural muito grande por ser remanescente de quilombo, pela sua importância comercial já que era ali que escoavam as riquezas da cidade através do Porto, e pela importância cultural ao abrigar o maior número de fogueteiros da cidade. 

"Estamos buscando parceiras para desenvolvimento de um roteiro cultural no município de Estância. A nosso intenção é possibilitar o pernoite na cidade e que possa vivenciar os atrativos culturais da sede do município, além de nossas belezas naturais.Ainda esse mês de julho receberemos o primeiro grupo do Tocantins e o nosso intuito é buscar consolidar esse roteiro", enfatizou o secretário adjunto do Turismo Allan Alberto.

A coordenadora do turismo social do Sesc, Fabiana Almeida, ficou muito entusiasmada com a proposta do roteiro cultural de Estância. "Acredito que é possível ofertar essa opção de roteiro cultural dentro do catálogo ofertado pelo Sesc. Estância é uma cidade muito rica do ponto de vista cultural, então porque não apresentar uma alternativa para que o turista possa vivenciar a batucada, o barco de fogo e contemplar um pouco da história e da beleza arquitetônica da cidade", enfatizou.

A discussão ampliada para apresentação da proposta do roteiro contou com a presença da Secretária da Cultura e do Turismo, Lidiane Nobre; Do Técnico em Turismo Social, Gilberto Correia; Da Analista em Turismo Social, Eliane Sampaio; Do Consultor Independente do Sebrae, Kramer Rodrigues; Do Diretor de Cultura Adonis Diniz; Poeta Wilton Santos;  historiador Wesley Nascimento; e pelo cantor Jorge Maravilha. 

Fotos e fonte: SECULTUR ESTÂNCIA