A valorização das viagens de carro ou ônibus vem ganhando destaque no cenário de retomada das atividades turísticas no Brasil. Alexandre Sampaio, presidente da FBHA, fala sobre o turismo de proximidade.
Assim como o trade turístico precisou se reinventar, os turistas também precisaram se adaptar ao cenário pós-pandemia.
Um levantamento realizado numa parceria entre o Ministério do Turismo e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelou que cerca de 57,2% das viagens, realizadas em 2021, foram em carro particular ou de empresas.
Esses dados mostram que mesmo com a inflação e a alta nos preços das passagens aéreas, o brasileiro buscou alternativas para viajar e fomentar o turismo no país.
Motivação das viagens e o turismo de proximidade
A pesquisa mostra ainda que a maior parte das viagens foi motivada por questões pessoais (85,4%), seguida de motivos profissionais (14,6%).
Os principais motivos pessoais de viagem foram: lazer (35,7%), visitas a parentes ou amigos (32,5%) e tratamento de saúde (19,6%).
Para a Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), as viagens curtas, chamadas de “staycation” ou turismo de proximidade, são uma tendência no Brasil, que fortalece a retomada turística no país.
Além da alta nos preços das passagens aéreas, as pessoas estão mais interessadas em viajarem para locais próximos de suas casas, preferencialmente com menor fluxo de pessoas e longe de multidões.
“Os destinos com até 300 km de distância de quem quer viajar aparece como alternativa viável para esse momento. Com o turismo de proximidade ou rodoviário é possível fazer viagens curtas ou até mesmo bate-e-volta e conhecer um lugar novo sem precisar ir para tão longe”, comenta Alexandre Sampaio, presidente da FBHA.
Os destinos mais procurados
A pesquisa apontou ainda que uma em cada cinco viagens (20,6%) teve São Paulo como destino, o mais procurado do país. Minas Gerais (11,4%) e Bahia (9,5%) aparecem, respectivamente, na segunda e terceira colocações.
Para saber mais, acesse o site da FBHA.
Fonte: Diário doTurismo