Divulgação

A 30ª edição da publicação homenageia o Museu da Gente Sergipana com imagens de suas instalações e obras de artistas sergipanos   
 
A publicação ‘Brasil em Números – A arte de retratar o Brasil’, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e que homenageia o Museu da Gente Sergipana Governador Marcelo Déda, foi lançada virtualmente em outubro de 2022 e agora entrega sua versão impressa. Em formato compacto, a obra bilíngue proporciona uma leitura prazerosa e instrutiva, podendo ser lida na Midiateca do Museu da Gente Sergipana.
 
Essa é a 30ª edição do ‘Brasil em Números’, uma fonte vasta de informações sobre a realidade brasileira em seus múltiplos aspectos. Entre as temáticas abordadas estão educação, saúde, habitação, ciência e tecnologia, meio ambiente e trabalho. As informações registradas na publicação advêm de uma gama de pesquisas realizadas pelo IBGE e são complementadas com dados dos Ministérios Federais, do Banco Central do Brasil e das Agências Reguladoras. Também conta com a colaboração de historiadores, geógrafos, demógrafos, economistas e outros acadêmicos. São quase 500 páginas de textos entremeados com gráficos, tabelas e fotografias. 
 
Todas as fotografias retratam as instalações interativas e as obras de arte expostas no Museu da Gente Sergipana, instituição homenageada nessa edição e escolhida por sua relevância enquanto primeiro museu de multimídia interativo das regiões norte e nordeste e equipamento de preservação e disseminação do patrimônio material e imaterial de Sergipe. 
 
As imagens do museu estão dispostas no início dos capítulos, buscando criar relação com o tema abordado.  “Cada capítulo é aberto com imagens do museu, o que nos aproxima ainda mais do objetivo de divulgar o saber acadêmico e a arte brasileira”, destaca Isabela Torres, coordenadora executiva do projeto.
 
O diretor-superintendente do Instituto Banese, Ezio Déda, reforça a importância do ‘Brasil em Números’ e a satisfação em ver o Museu da Gente Sergipana impresso em suas páginas. “O orgulho sentido quando a publicação foi lançada em versão online se repete agora com a chegada dos exemplares impressos. Ver o Museu da Gente Sergipana impresso nas páginas de uma obra tão importante sobre o nosso país é motivo de comemorar, inclusive porque o museu é feito da arte sergipana e quando ele é divulgado e projetado, os nossos artistas também são”, destaca.  
 
Os exemplares impressos estão à disposição para leitura na Midiateca do Museu da Gente Sergipana durante o horário de funcionamento do museu: de terça a domingo (das 10h às 15h). Para adquirir um exemplar impresso basta acessar a loja virtual do IBGE (www.loja.ibge.gov.br) – único meio oficial de venda da obra. Ainda no site do IBGE a versão virtual pode ser acessada e baixada, como também no site do museu: www.museudagentesergipana.com.br. 
 

 
Fonte: Tarcila OLanda. Coord. do Núcleo de Comunicação